Lego anuncia fim de parceria com a Shell após campanha do Greenpeace

Shell_LEGO

publicado no G1

Uma campanha elaborada pela organização Greenpeace que pedia à marca Lego, famosa pelas peças de brinquedo homônimas, que rompesse sua parceria com a petroleira Shell – empresa que quer explorar petróleo no Ártico – fez o presidente da fabricante de bonecos anunciar que não vai mais realizar ações ligadas à companhia de energia.

A ONG divulgou na internet um vídeo parodiando o filme “Uma aventura Lego”, lançado este ano. A peça (veja acima), que já teve 5,9 milhões de cliques no YouTube, mostra bonecos de várias coleções do Lego em um ambiente que simula o Ártico. Em um dos trechos do filme, um vazamento de petróleo afoga os personagens – uma menção ao risco de um possível desastre que a exploração de óleo no Oceano Ártico poderia causar.

Além disso, o Greenpeace criou uma petição on-line para pedir o fim da parceria com a Shell. Segundo a ONG, mais de 1 milhão de pessoas participaram.

A repercussão fez o presidente do Grupo Lego, Jørgen Vig Knudstorp, divulgar uma nota nesta quarta-feira (8). Nela, ele anuncia que a empresa está determinada a deixar um “impacto positivo na sociedade e para o planeta, que será herdado pelas crianças” e, por isso, não iria renovar o contrato de copromoção com a Shell quando ele terminasse.
“O contrato de copromoção a longo prazo com a Shell, firmado em 2011, tem o objetivo de levar peças de Lego para as mãos de muitas crianças. Vamos honrá-lo, como faríamos com qualquer contrato”.

Knudstorp aproveitou o texto para criticar o Greenpeace, que, segundo ele, “usou a marca Lego para atingir a Shell”. “Acreditamos firmemente que o Greenpeace deve ter uma conversa direta com a Shell (…) e que a marca nunca deveria ter se tornado parte da disputa entre a ONG e a empresa”, complementa a nota.

De acordo com o jornal americano “The Wall Street Journal”, a Shell informou que não comenta seus contratos, porém, alega que a parceria com a Lego foi um sucesso.

Para o Greenpeace, “o resultado é uma vitória também para milhões de pessoas que se importam com a proteção do Ártico. Com isso, o objetivo da Shell de operar na gélida região em 2015 fica cada vez mais difícil, mas não impossível”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Lego anuncia fim de parceria com a Shell após campanha do Greenpeace

1 Comentário

  1. […] unida é: “mudar ou mudar!”. Não importa revelar o conteúdo da mudança;  7h Pavablog Lego anuncia fim de parceria com a Shell após campanha do Greenpeace ONG associou fabricante das peças à exploração de petróleo no Ártico. Lego diz que vai […]

Deixe o seu comentário