Acreditar que se teve uma boa noite de sono pode fazer seu dia render mais

sono-838x419

Publicado no Hype Science

Pesquisadores demonstraram que as pessoas que acreditam que dormiram bem ou “profundamente”, mesmo quando isso não é verdade, têm melhor desempenho em testes do que aqueles que acreditam que dormiram mal.
Sendo assim, simplesmente acreditar que você teve uma boa noite de sono pode melhorar seu desempenho.

No teste, os cientistas disseram aos participantes que 25% do sono é REM, o tipo que nos faz de fato descansar, e que quem gasta menos de 20% do seu tempo no sono REM tende a ter um desempenho pior em testes de aprendizagem e memória, enquanto os que gastam mais de 25% tendem a ter um melhor desempenho – tudo mentira. Depois, disseram a algumas dessas pessoas que eles passaram apenas 16% de suas horas de sono no período REM, e para outras, que tiveram um sono REM de 29% – também mentira.

Quando seus níveis de atenção e velocidade de processamento de informações foram testados, aqueles que acharam que tiveram uma noite melhor de sono se saíram melhor. Os pesquisadores chamaram isso de “sono placebo”, pois os resultados mostram semelhanças com o efeito placebo, aquele que ocorre quando pacientes recebem remédios falsos sem saber e desenvolvem melhora em suas condições de saúde.

Mas como se convencer de que você dormiu bem quando, na verdade, você quase não pregou os olhos?
Para começar, uma boa dica talvez seja parar de pensar ou dizer o quanto você está cansado. Se você não pode tirar sonecas restauradoras durante o dia por causa de coisas chatas que ficam no seu caminho como o trabalho ou a faculdade, outra solução pode ser o que especialistas chamam de descanso ativo, ou relaxamento progressivo dos músculos, no qual você foca em uma área muscular específica do seu corpo, como as suas mãos, deixa elas bastante tensas por 15 segundos e depois relaxa. Ao fazer isso ao longo de todo o seu corpo, você deve se sentir “recarregado”. Assim como uma soneca, o descanso ativo melhora o humor e diminui a fadiga e os níveis de estresse.

Ou talvez você possa se dizer todas as manhãs que a noite foi linda e maravilhosa, e que você nunca tinha dormido tão bem. [Science Alert]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Acreditar que se teve uma boa noite de sono pode fazer seu dia render mais

Deixe o seu comentário