Preconceito contra nordestinos foi alimentado pela loucura de colunistas

sakamotopublicado no blog do sakamoto

Tão deprimente quanto as manifestações violentamente preconceituosas contra nordestinos após o resultado da eleição presidencial é identificar em muitos dos tuítes e posts raivosos o DNA da intolerância de alguns colunistas e jornalistas.

Não se enganem, colegas. Esses crimes virtuais cometidos por zumbis incapazes de enxergar no outro um ser humano detentor do mesmo direito à dignidade foram alimentados por argumentos construídos e divulgados, ao longo do tempo, por pessoas que não se preocuparam com o resultado negativo de seus discursos. Mas, autoproclamando-se arautos da decência, sabem que são norte intelectual para muita gente.

Liberdade de expressão não é um direito fundamental absoluto. Não há direitos fundamentais absolutos. Pois a partir do momento em que alguém abusa de sua liberdade de expressão, indo além de expor a sua opinião, espalhando o ódio e incitando à violência, isso pode trazer consequências mais graves à vida de outras pessoas.

Como aqui já disse, liberdade de expressão não admite censura prévia. A lei garante que as pessoas não sejam proibidas de dizer o que pensam. Mas também afirma que elas são responsáveis pelo impacto causado pela divulgação de suas opiniões.

Esconder-se atrás da justificativa da “liberdade de expressão” para a depreciação da dignidade humana é, portanto, a mais pura covardia.

Afinal, o exercício das liberdades pressupõe responsabilidade. Quem não consegue conviver com isso, não deveria nem fazer parte do debate público, recolhendo-se junto com sua raiva e ódio ao seu cantinho.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Preconceito contra nordestinos foi alimentado pela loucura de colunistas

1 Comentário

  1. Pensamento correto.
    Por mais que eu faça parte da pequena parte dos Nordestinos que não se sentem atingidos pelos comentários preconceituosos – por saber de como minha região é preciosa -, não acredito que essa seja a forma de se “avançar” no país. Acredito que esses comentários só vão aumentar rachaduras já existentes entre os povos existentes, levando infelizmente a algo pior, em um futuro não tão distante. É uma pena que se sintam dessa maneira com relação a minha região, mas pior ainda: é uma pena que deixem isso visível da maneira ERRADA. Fico muito feliz em ver seu comentário, e saber que existem pessoas que prezam pelo RESPEITO, que é algo que tem faltado bastante no país.

    adorei sua postagem, muito feliz.

Deixe o seu comentário