Google muda algoritmo e grandes sites de torrent “desaparecem” das buscas

pirataria

Publicado no Gizmodo

Este mês, o Google anunciou que mudaria seu algoritmo de busca para rebaixar sites que distribuem conteúdo pirata. E isso surtiu efeito: o TorrentFreak relata que grandes sites de torrent sofreram uma forte queda em visibilidade e no tráfego.

O Google avisou há alguns dias que a busca passaria a penalizar sites envolvidos em pirataria, baseado no número de pedidos válidos que eles recebessem para remoção de link. A empresa diz: “esperamos afetar visivelmente o ranking de alguns dos sites mais famosos”.

Dito e feito: alguns sites de torrent dizem que, nos últimos dias, passaram por quedas significativas no tráfego. Segundo a equipe do Isohunt.to, “todo o tráfego vindo de buscas caiu pela metade”.

Após a mudança do algoritmo, como ficaram os resultados de busca? Bem, alguns sites de torrent “sumiram”, enquanto outros tomaram seu lugar. Do TorrentFreak:

Uma busca por “Breaking Bad torrent” antes destacava o Kickass.to, Torrentz.eu e Isohunt.com no topo, mas eles basicamente desapareceram. Curiosamente, em alguns casos, seu lugar foi tomado por outros sites de torrent menos populares.

No Google Brasil, aconteceu algo semelhante. Agora, a busca destaca outros sites que permitem baixar Breaking Bad, seja via sites de compartilhamento de arquivos, seja via links magnet (que substituem os tradicionais arquivos .torrent).

google-busca-pirataria-2

O Google também testa exibir anúncios com fontes legítimas de conteúdo. Por exemplo, alguns usuários nos EUA se deparam com o seguinte ao pesquisarem por “assistir Walking Dead”:

google-busca-pirataria-1

Todo dia, o Google recebe um número enorme de pedidos para retirar links envolvidos em violação de direitos autorais. Em 2013, o Google removeu 222 milhões de links relacionados à pirataria. Entre os domínios mais afetados, estão sites de compartilhamento de arquivos – como 4shared, Zippyshare e FilesTube – e grandes sites de torrent.

Por isso, eles estão sumindo aos poucos da busca. No entanto, outras fontes estão surgindo em seu lugar. E sites maiores dizem nem sentir a mudança: o Pirate Bay diz ao TorrentFreak que não depende de tráfego vindo do Google: quando as pessoas querem torrents, elas sabem para onde ir.

Afinal, mesmo os concorrentes do Google – como Bing e Yahoo – também escondem resultados de sites como IsoHunt e Pirate Bay. A exceção fica para o motor de busca DuckDuckGo, que destaca esses sites nos resultados.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Google muda algoritmo e grandes sites de torrent “desaparecem” das buscas

Deixe o seu comentário