11 maneiras de recusar alimentos indesejados e seguir na dieta

Publicado no Catraca Livre

Certamente, a parte mais difícil das dietas é presenciar alguma festa com comidas deliciosas e não poder se deliciar à vontade. Além disso, para piorar a situação, sempre há algum amigo ou familiar que tenta “empurrar” alimentos indesejados para a continuação da dieta.

Woman's cravings

Mesmo que a motivação para seguir o regime persista, é importante manter o controle sobre o que você vai comer. O melhor é ser sempre honesto com aqueles que tentam “empurrar” alguma comida, mas há maneiras mais agradáveis de recusar o alimento.

recusar-comida-dieta

Pensando nisso, o Hype Science selecionou algumas ideias para sair dessas situações. Confira:

1) “Pode deixar, já já eu experimento!”

Essa tática da “enrolação” pode ser a ideal para evitar certas comidas que alguém fala para você experimentar. Dizer que vai comer depois é ótimo, pois não é uma recusa e, provavelmente, a pessoa não vai te perguntar ou oferecer de novo.

2) “Já comi, estava mesmo ótimo!”

Essa tática “da mentirinha branca” pode funcionar muito bem em certas situações. Mesmo que você não possa comer, ainda elogia o que provavelmente é mesmo um prato delicioso.

3) “Eu vou viver mais tempo e comemorar mais feriados se seguir minha dieta”

Sempre há alguém que, ao empurrar alguma comida, diz: “É só uma vez por ano!”. Para não gerar discussão, é mais fácil argumentar que comer direito é uma meta para ter uma melhor saúde e uma vida mais longa.

4) “Não estou obcecado com o que como, apenas consciente do que como”

Nessas festas, sempre alguém diz que você está exagerando com a dieta. Mas, não deixe que isso desvia sua perseverança e reconheça que suas escolhas alimentares podem influenciar outras pessoas a serem mais conscientes também.

5) “Desculpe, mas eu não gosto (ou não posso comer) tal ingrediente”

É ainda mais difícil argumentar contra as preferências alimentares de alguém caso ela tenha alguma condição ou alergia. Com esse motivo, dificilmente a pessoa insista para você experimentar algum alimento.

6) “Confie em mim, eu não preciso de nada, na verdade, está tudo sobrando”

Com essa frase bem humorada, você afasta aquele que quer insiste em argumentar sobre você recusar comer algum alimento.

7) “Melhor não experimentar, tenho certeza que está delicioso e que eu não serei capaz de parar”

Essa tática é perfeita para recusar o famoso “só um pedacinho” ou “só uma mordida”.

8) “Já comi tanto [esse prato] que estou enjoado e preciso dar um tempo”

Seus parentes e amigos com certeza sabem qual o seu prato preferido, e vão insistir ainda mais para que você coma ou repita, mesmo que você recuse. Por isso, essa tática é infalível em situações como essa.

9) Se alguém colocar comida no seu prato sem que você tenha pedido, empurre o alimento ao redor com seu garfo, para fazer parecer que você comeu pelo menos um pouco

10) “Não posso beber, estou dirigindo”

Bebidas alcoólicas engordam bastante e podem prejudicar a dieta. No entanto, ninguém vai argumentar se você vai dirigir e precisa estar sóbrio.

11) “Obrigado, mas já estou com a geladeira cheia e assim você tem o que comer amanhã”

Se você não quer levar uma “marmita” para casa e ter que lidar com mais uma tentação, recuse o que o anfitrião oferecer dessa maneira. Se ele insistir, você fala que a comida pode até estragar.

Após todas essas dicas é importante ressaltar que não há problema algum comer o que você quiser com moderação. O importante é não se privar e aprender a ter autocontrole para manter uma boa saúde.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 11 maneiras de recusar alimentos indesejados e seguir na dieta

Deixe o seu comentário