Chocolate pode se tornar escasso até 2020, alertam fabricantes do produto

choco
publicado na Marie Claire

O chocolate, tão amado em todo o mundo, pode estar com os dias contados, alertou o maior fabricante do produto, o suíço Barry Callebaut Group. Segundo a empresa, até 2020 o cacau pode ter se tornado um produto escasso.
Barry Callebaut revelou, ao jornal “The Independent”, que vendeu 11.8% a mais entre os anos de 2013 e 2014 e seu relatório anual indica que o aumento do consumo deve continuar. No entanto, a produção de cacau não é mais suficiente para dar conta da demanda.

Fiona Dawson, ex-presidente da fábrica Mars Chocolate, já havia alertado em 2012 que o setor poderia estar escasso até 2020 por conta do aumento das pressões econômicas e ambientais em cima de produtores de cacau. “Não é sustentável”, avaliou na época.

Com a mesma preocupação, o editor da revista Kennedy’s Confection alertou, no ano passado, que a barra de chocolate do futuro pode ser feita com tão pouco cacau que o sabor “será bem diferente do que conhecemos amamos”.
O preço do doce vem aumentando nos últimos anos não somente pela escassez, mas também pelos temores do Ebola no oeste da África, pelos estragos causados pelo El Niño e pela especulação financeira.

Apesar disso, a demanda não para de crescer, sendo a Ásia a principal responsável pelo aumento da procura. O relatório também cita o Brasil, que já foi um dos maiores produtores de cacau, mas nos últimos anos está se tornando um importador.

Em 2010, John Mason, do conselho pela conservação da natureza em Gana, afirmou que “em 20 anos, o chocolate será como caviar”. Tão caro que pessoas comuns não poderão comprar.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Chocolate pode se tornar escasso até 2020, alertam fabricantes do produto

Deixe o seu comentário