Perfil do Ministério do Turismo no Instagram publica montagem como se fosse a Marina da Glória

Imagem causou polêmica entre internautas e acabou sendo retirada do ar

baia1

Luisa Valle, em O Globo

A Marina da Glória ganhou águas cristalinas, céu dourado e até uma cachoeira. Pelo menos era assim que ela estava aparecendo em uma fotomontagem publicada no perfil oficial do Ministério do Turismo, no Instagram, criado para divulgar o Brasil. A imagem, feita por um internauta e que gerou polêmica entre seguidores da rede social, foi postada no fim da noite de domingo. O cenário deslumbrante, apesar de falso, dá a entender que essa é uma foto real do Rio de Janeiro:

“Banhada pelas águas da Baía de Guanabara, a Marina da Glória é um porto náutico do Rio de Janeiro (RJ). O local é muito procurado por esportistas e diversos turistas que procuram passeios de barco”, escreveu o ministério antes de apagar a imagem, sem esclarecer o que houve, após 12 horas no ar.

O erro não passou despercebido pelos internautas, que rapidamente postaram reclamações e pedidos de resposta no perfil do Ministério do Turismo:

“Gente! Como assim o Ministério do Turismo entendeu isso como uma foto da Marina da Glória? Achei que era sério o perfil! Usar uma foto assim para informar turistas é vergonhoso!”, escreveu uma pessoa.

“Isso é um repost de um perfil que só faz fotomontagem. Acabou ficando estranho no perfil do Ministério do Turismo, que deveria postar lugares reais do Brasil”, escreveu outra internauta.

A imagem, na verdade, foi feita por Marcos Calil, coordenador da Global Family (@Gf_brasil), uma comunidade de imagens do instagram. Procurado, ele ressaltou que na própria explicação do perfil já diz que todas as fotos são montagens. Segundo ele, até a identificação da imagem é feita de forma diferente: em vez de Glória, está “Ghloria”.

“Gostaria de ressaltar que as montagens são feitas em cima de fotos de minha autoria”, escreveu ainda em seu perfil do Instagram. Marcos acrescentou, ainda, que não poderia imaginar que alguém acharia que aquela foto é real.

Em nota, o Ministério do Turismo afirma que desde 2012 realiza um “projeto de conteúdo colaborativo no Instagram, que consiste em estimular o uso de hashtags e, assim, alimentar a rede com esse material”. Segundo o ministério, no entanto, essa foi a primeira vez que algo dessa natureza aconteceu:

“A foto publicada não atende aos critérios de utilização de imagens do Ministério do Turismo e por isso foi retirada do ar e postada outra, com a imagem real do destino. Em dois anos de projeto colaborativo foi a primeira vez que aconteceu algo dessa natureza”, diz trecho da nota.

Ainda de acordo com o órgão, desde 2012 foram recebidas 61.162 imagens pela hashtag #MTur, 20.298 pela hashtag #ViajePeloBrasil e 9412 pela hashtag #PartiuBrasil, que de acordo com o ministério conta com boa aceitação dos seguidores da rede e é elogiada por blogueiros, agentes do governo e veículos da imprensa.

No fim da manhã desta segunda-feira, uma nova foto foi publicada no perfil, desta vez realmente da Marina da Glória. Na legenda eles colocaram um pedido de desculpas:

“Opa, ontem erramos. Esta é a verdadeira Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A região é mesmo linda por natureza!”.

nova_marina

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Perfil do Ministério do Turismo no Instagram publica montagem como se fosse a Marina da Glória

Deixe o seu comentário