A verdade sobre a cor dos Flamingos

James's Flamingo
publicado no IdeaFixa

Os flamingos são uns bichos bem grandes, aves identificáveis ​​por seus longos pescoços, pernas esticadas e penas rosas ou avermelhadas, que gostam bastante de água. Eles encarnam como ninguém o ditado “você é o que você come.” Entenda:
As cores rosa e avermelhada das penas de um flamingo vêm do fato deles se alimentarem de pigmentos encontrados em algas e invertebrados.

Os flamingos são cor de rosa porque as algas que consomem são carregadas de betacaroteno – substância química orgânica que contém um pigmento laranja-avermelhado (betacaroteno também está presente em muitas plantas, mas especialmente no tomate, espinafre, abóbora, batata-doce e, é claro, cenouras). Os moluscos e crustáceos, uns dos lanchinhos preferidos dos flamingos, também contêm carotenóides, uma espécie de pigmento semelhante.

Os níveis de carotenóides em sua comida varia em diferentes partes do mundo, razão pela qual flamingos americanos são geralmente vermelhos e laranjas, enquanto flamingos atormentados pela seca do Rio Nakuru, no centro do Quênia, tendem a ter um tom rosa pálido.

flamingo

Se um flamingo parar de comer alimentos contendo carotenóides, suas novas penas começarão a crescer com um tom mais pálido, e suas penas avermelhadas acabariam mudando. Os flamingos, quando bebês, nascem cinza ou branco. Eles vão se tornando rosa dentro dos primeiros dois anos de vida.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for A verdade sobre a cor dos Flamingos

Deixe o seu comentário