Jovem americana cria papel que conserva alimentos por mais tempo

publicado no Catraca Livre

Quando adolescente, a americana Kavita Shukla, hoje com 29 anos, foi visitar alguns parentes na Índia. Mal ela sabia que essa visita ia fazer com que seu nome estivesse estampado em diversas matérias ao redor do mundo. Tudo começou quando ela foi escovar os dentes e bebeu água da torneira. Este ato parecia normal para ela, mas seus parentes ficaram preocupados.

women-entrepreneurs-kavita-shukla-fenugreen-main-1024x722

A Índia é um dos países onde o saneamento básico é muito precário, ou seja, beber água da torneira poderia causar em Kavita uma grave infecção ou uma doença bacteriana ou fúngica. O revés acontece quando sua avó lhe oferece um chá feito de uma mistura de diversas ervas. O chá impedia o crescimento de bactérias e fungos.

Curiosa pelo funcionamento dessas especiarias, a jovem inovadora começou a estudá-las e alguns anos depois desenvolveu, junto de seu amigo e sócio Swaroop Samant, o FreshPaper, um papel biodegradável e 100% orgânico, feito com algumas daquelas ervas. O produto consegue impedir o crescimento de fungos e bactérias em até quatro vezes mais que uma embalagem normal. Kavita conseguiu, então, patentear o produto e agora o distribui para diversas redes de supermercados e produtores ao redor do mundo todo.

1926728_10152268315378874_1145785220_n

Pessoas inspiradoras como Kavita nos mostram quem é possível identificar um problema na sociedade ou comunidade em que vivemos e tentar criar algo que o solucione. Essa é a base da inovação social, algo fácil de ser feito/replicado e que causa um impacto significativo na sociedade.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Jovem americana cria papel que conserva alimentos por mais tempo

Deixe o seu comentário