Lista revela as 10 profissões mais estressantes em 2015

profissoes-estressantes

Publicado no Extra

O estresse é comum no dia a dia do trabalho da maioria dos profissionais, e o nervosismo pode causar problemas físicos, psicológicos e sociais. Pensando nisso, o site americano CarreerCast elaborou uma lista com as 10 profissões mais estressantes em 2015. A pesquisa foi feita com base nas experiências dos profissionais nos Estados Unidos.

O ranking é liderado pelos bombeiros, que arriscam as próprias vidas para salvar as pessoas. Entretanto, há outros fatores: além da preocupação com a integridade física, que pode causar o esgotamento físico e emocional, há ainda prazos apertados e cobranças excessivas.

O site usou onze critérios que costumam causar estresse em um profissional: frequência de viagens, potencial de crescimento, prazos, lidar com o público, esforços físicos, condições climáticas, desafios comuns, riscos à própria vida, riscos à vida alheia e encontros com o público. Na pontuação, foram considerados com qual frequência cada um desses fatores é exigido do profissional ou afeta sua rotina.

Confira a lista:

1 – Bombeiro
Esses profissionais enfrentam situações perigosas no dia a dia. Além de combater as chamas, os bombeiros precisam ajudar em emergências médicas e em desastres naturais. Segundo a classificação, o nível de estresse é de 71,59 e a remuneração anual é de 45.600 dólares por ano.

2 – Militar
Os servidores das Forças Amadas precisam proteger a nação e passam por diversas situações perigosas, como guerras. De acordo com o ranking, o nível de estresse é de 70,78 e a remuneração anual é 28.840 dólares nos Estados Unidos.

3 – General Militar
A função de comandar soldados não é simples, já que há uma responsabilidade sobre a vida dos subordinados. O nível de estresse foi classificado como 63.11, e os generais recebem 196.300 dólares anuais.

4 – Piloto de avião
Para pilotar um avião, o profissional precisa passar por um treinamento árduo. Os pilotos são responsáveis pela segurança de milhares de passageiros mensalmente e, nos Estados Unidos, costumam faturar cerca de 98.410 por ano. O nível de estresse atinge uma pontuação de 60,46.

5 – Policial
Servir e proteger a população é o lema dos policiais e uma difícil tarefa em tempos de tanta violência urbana. Nos Estados Unidos, o nível de estresse é de 50,82 e o salário médio anual, 56.980 dólares.

6 – Ator
Diferentemente dos cinco primeiros colocados no ranking, os atores e atrizes enfrentam um tipo diferente de estresse. Os desafios enfrentados pelo artistas vão desde conseguir um papel até precisar se apresentar para plateias cada vez mais exigentes. Segundo a pesquisa, o nível de estresse é de 50.33 no caso desses profissionais, cuja remuneração anual média e de 46.070 dólares.

7 – Locutor de rádio
Os locutores de rádio precisam lidar com o público diariamente e tomar muito cuidado com o que dizem ao vivo para milhões de pessoas. Anualmente, nos Estados Unidos, esses profissionais ganham, em média, 60.070 dólares por ano e possuem um nível de estresse pontuado em 50.30.

8 – Coordenador de eventos
Organizar e cuidar para que tudo dê certo em um evento não é uma tarefa relaxante, muito pelo contrário. Os curtos prazos e horários diversos também causam mais agitação nesta função, com média anual de rendimentos de 45.810 dólares e 49.93 pontos no nível de estresse avaliado pela pesquisa.

9 – Fotojornalista
Os fotógrafos arriscam sua própria segurança diariamente para capturar momentos importantes e históricos. Fotos publicadas em jornais, sites e revistas muitas vezes exigem um grande risco para serem registradas. Nos Estados Unidos, a pontuação do nível de estresse desta carreira é de 49,22, e os profissionais da categoria ganham aproximadamente 42.530 dólares anualmente.

10 – Repórter
Presenciar e registrar eventos locais e momentos importantes mundialmente muitas vezes significa se colocar em risco e enfrentar a cobrança do público. Além disso, a rotina dos jornalistas costuma combinar prazos curtos e salários baixos. Nos Estados Unidos, a pontuação de estresse é de 48,76 e a remuneração média anual costuma ser de 37.990 dólares.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Lista revela as 10 profissões mais estressantes em 2015

Deixe o seu comentário