Motorista que matou filho de Cissa Guimarães atropelado é condenado pela Justiça e preso

Rafael de Souza Bussamra foi condenado juntamente com o pai, Roberto Martins Bussamra, que também já está detido

Rafael Bussamra a caminho da 15ª DP (Gávea) para prestar depoimento na época do crime (foto:  Marcelo Piu / Agência O Globo - 26/07/2010)

Rafael Bussamra a caminho da 15ª DP (Gávea) para prestar depoimento na época do crime (foto: Marcelo Piu / Agência O Globo – 26/07/2010)

Tamyres Matos, em O Globo

A Justiça condenou, nesta sexta-feira, Rafael de Souza Bussamra, que, em 20 de julho de 2010, matou atropelado o estudante e músico Rafael Mascarenhas, de 18 anos, filho da atriz Cissa Guimarães, na Gávea. Bussamra recebeu a pena total de 12 anos e nove meses de detenção (sendo sete em regime fechado e o restante em semiaberto). Já o pai do motorista, Roberto Martins Bussamra, foi condenado a oito anos e 11 meses (sendo nove meses em regime semiaberto). Ele subornou os policiais que foram ao local da ocorrência para livrar seu filho da investigação. Pai e filho foram presos e levados para a 13ª DP (Posto 6).

Na condenação de Rafael Bussamra, a pena maior — sete anos em regime fechado — foi para o crime de corrupção ativa. Ele também foi condenado por homicídio culposo (três anos e meio), “inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico” (seis meses), fuga do local do atropelamento (nove meses) e participação em “pega” (um ano). Além disso, teve teve a habilitação suspensa por quatro anos e meio.

Já o pai foi condenado por corrupção ativa (oito anos e dois meses em regime fechado) e “inovação artificiosa em caso de acidente automobilístico” (nove meses). Na decisão, o juiz criticou o fato de o pai ter corrompido os PMs: “O caso (…) retrata não apenas policiais que acobertam e omitem o crime (sendo, por isso, também criminosos), mas também os falsos pais que superprotegem os filhos, criando pessoas socialmente desajustadas”.

Cissa Guimarães elogiou a decisão tomada pelo juiz Guilherme Schilling, da 16ª Vara Criminal da Capital:

— Foi uma sentença dura e merecida. Eu me sinto muito aliviada porque a maior dor do mundo se transmutou em justiça. E estou esperançosa de que isso nunca mais se repita. O meu filho serviu como exemplo de cidadania, de justiça. Precisamos de luz nesta sociedade. Não se educa uma pessoa dessa maneira, não se deve corromper. No que diz respeito à Justiça, eu me sinto vitoriosa pelo que parece ser uma sentença inédita no país.

Os dois PMs que receberam suborno foram expulsos.

O acidente com Rafael Mascarenhas aconteceu no Túnel Acústico, que mais tarde recebeu o nome da vítima.

Rafael Mascarenhas ao lado da mãe, a atriz e apresentadora Cissa Guimarães (foto: Divulgação - 07/11/2008)

Rafael Mascarenhas ao lado da mãe, a atriz e apresentadora Cissa Guimarães (foto: Divulgação – 07/11/2008)

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Motorista que matou filho de Cissa Guimarães atropelado é condenado pela Justiça e preso

Deixe o seu comentário