Fidel Castro tem encontro com Frei Betto em Cuba

Líder cubano e teólogo brasileiro tiveram ‘afetuoso’ encontro, disse jornal.
Eles abordaram temas nacionais e internacionais na conversa.

Frei Betto e Fidel Castro durante encontro em fevereiro de 2014 (foto: Cubadebate/AFP)

Frei Betto e Fidel Castro durante encontro em
fevereiro de 2014 (foto: Cubadebate/AFP)

Publicado por France Presse [via G1]

O líder cubano Fidel Castro teve um “afetuoso” encontro com o teólogo brasileiro Frei Betto, um expoente da Teologia da Libertação na América Latina, informou o jornal oficial cubano “Granma” nesta quarta-feira (28).

“O companheiro Fidel e o destacado intelectual brasileiro Frei Betto tiveram na tarde de ontem (terça) uma amistosa conversa, no curso da qual abordaram vários temas nacionais e internacionais”, disse o jornal.

“O encontro aconteceu em um clima afetuoso, característicos das amplas e fraternais relações existentes entre Fidel e Betto”, acrescentou o diário, sem publicar fotos da reunião.

Os dois já haviam se encontrado outras vezes, sendo a última em fevereiro de 2014.

O encontro ocorreu um dia após Castro, de 88 anos e fora do poder desde 2006, romper seu silêncio sobre a histórica aproximação entre Cuba e Estados Unidos para declarar que ainda que desconfie de seu velho inimigo, não se opõe a esse passo, o que foi qualificado como um sinal positivo por Washington.

“Na prática, Betto se referiu a seu encontro com o Papa Francisco, ocorrido em 9 de abril do ano passado, e comentou sobre as conferências das quais participou durante sua atual temporada em Cuba”, disse o “Granma”.

O frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido por Frei Betto, é autor de “Fidel e a Religião” (1985), livro que se baseia em uma longa entrevista com o então presidente de Cuba, que falou sobre sua formação pessoal e sua visão de religião.

O silêncio de Fidel sobre a histórica reconciliação entre EUA e Cuba, anunciada por seu irmão e sucessor Raul Castro e pelo presidente americano, Barack Obama, em 17 de dezembro, levantou rumores sobre sua morte no começo deste mês.

Além do silêncio, os rumores foram alimentados pela ausência do líder em público desde janeiro de 2014. Sua última foto foi publicada em agosto do ano passado.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Fidel Castro tem encontro com Frei Betto em Cuba

Deixe o seu comentário