‘Musinha fitness’causa polêmica na internet e pais saem em sua defesa

Anna Clara Mansur tem 9 anos e se auto-intitula "musinha fitness" (foto: Reprodução / Instagram)

Anna Clara Mansur tem 9 anos e se auto-intitula “musinha fitness” (foto: Reprodução / Instagram)

Bruna Senos, no Extra

Na noite do último domingo, quando foi dormir, a menina Anna Clara Mansur contou para a mãe, a empresária Mileny Mansur, que tinha um “sonho”: chegar aos 2 mil seguidores no Instagram. Aos 9 anos, ela é dona de um perfil “fitness” no qual mostra sua rotina de exercícios na academia orientada pelo pai, o professor de educação física Wesley Mansur. Mal imaginavam as duas que iriam acordar e ver a marca ser ultrapassada por muito. Em menos de 12 horas, a garota pulou dos 998 para mais de 4 mil seguidores na rede social e gerou polêmica.

Segundo a mãe, o perfil de Anna Clara foi divulgado em várias redes sociais e, em poucas horas, o alcance das postagens saiu do controle. Mileny, então, trancou o perfil da filha, mas os usuários do Twitter não pouparam a família e a expressão “Aos 9” chegou aos Trending Topics da rede social. Entre os comentários, estão não só avaliações sobre a série de exercícios de Anna Clara, como também críticas à atitude da menina: “Blogueira fitness infantil. PELO AMOR DE DEUS, com 9 anos essa criança tem que tá brincando de pique-esconde, boneca, video game”, disse uma usuária. “Aos 9 anos eu nem sabia fazer continha de mais ainda, e essa menina aí de fitness se achando toda toda.”, disse outra. Mileny, que é adepta da musculação há muitos anos, no entanto, não vê problemas no perfil da filha e não entende as críticas:

– Eu não sei por que as pessoas veem problema. Ela não posta nada sem que eu veja, sem a minha autorização. Eu sempre olho o celular dela, sempre pego e vejo o que está sendo postado, porque hoje em dia a gente tem que ficar ligada – explicou a mãe, que continuou:

– Eu sempre treinei e segui muitas blogueiras. Quando ela abriu o Instagram, começou a seguir as pessoas que eu seguia, e as blogueiras fitness estavam nessa lista. Eu acho normal que ela faça isso. Eu não posso me expor porque a minha profissão de empresária não permite, mas eu sou um espelho pra ela. Um dia, ela tirou uma foto no espelho e colocou no Instagram que estava indo malhar. Eu até achei engraçado no dia. Aí, ela passou a pedir sempre: “Mãe, tira uma foto pra mim?”. De repente, ela começou a apagar as fotos pessoais e ficou só as da academia, malhando. Foi espontâneo – afirma.

Anna Clara pega pesos de até 1Kg com orientação do pai, o professor de educação física Wesley Mansur (foto: Reprodução / Instagram)

Anna Clara pega pesos de até 1Kg com orientação do pai, o professor de educação física Wesley Mansur (foto: Reprodução / Instagram)

Wesley, o pai e “paisonal” – nas palavras da pequena no Instagram – corrobora o discurso da mãe, e reforça que tanto a ideia de realizar a atividade física quanto a de manter um perfil na internet partiram da própria garota:

– A minha filha realmente é muito linda, e ela acha que é linda mesmo. Ela acha que é musa, ela se sente assim. Eu não vejo problema nenhum, isso é muito bem supervisionado pela mãe dela. Pra mim, isso é natural. Eu, como pai, babo. Meu papel é supervisionar e acatar o desejo dela – avalia ele, que explica as atividades:

– A gente faz um trabalho de exercícios funcionais, onde a gente praticamente não usa pesos. E a gente adapta esses exercícios à idade da minha filha. São exercícios de duração curta, dentro da idade dela, que são lúdicos e trabalham a motricidade da criança.

Embora admita preocupação com a repercussão do perfil da filha na internet, tanto Wesley quanto Mileny não veem nada de extraordinário nas postagens da filha:

– Como eu vivo esse mundo, pra mim é normal. Não vejo maldade nisso. Eu não posso privar minha filha de usar uma roupa de academia que é normal por causa dos outros. Isso pra mim é normal, no ambiente da academia isso é normal. Se eu acho que tem maldade na cabeça das pessoas? Com certeza tem. Mas não no ambiente em que a gente tá frequentando -, finalizou.

"O abdômen dos seus sonhos", diz a garota na legenda de uma das fotos no Instagram.

“O abdômen dos seus sonhos”, diz a garota na legenda de uma das fotos no Instagram.

Especialistas questionam

Para o pediatra Segio Augusto Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a prática de musculação não é recomendável para crianças. O especialista alerta que a execução de exercícios físicos com levantamento de pesos, por exemplo, pode atrapalhar o crescimento e o desenvolvimento do corpo de meninos e meninas que ainda não chegaram à adolescência.

— A musculação clássica, de levantamento de peso, deve ser deixada para o final da adolescência, quando a criança chegar a maios ou menos 14 anos. Antes disso, pode comprometer o crescimento, causar fraturas, atrapalhar o desenvolvimento da criança. Normalmente, o que se recomenda para uma criança dessa faixa etária é a prática de esportes. A natação é um exemplo de atividade física bem completa, que ajuda no desenvolvimento e não vai causar lesões extremas — explica o médico.

Para a psicóloga Verônica Ribeiro, especialista em atendimento de crianças, as referências que Anna Clara tem tanto dentro quanto fora de casa podem influenciar nessa vontade da menina de querer ter fama, seguidores e um corpo considerado perfeito.

— Eu acho que é uma mistura do que vem de dentro e de fora. Ela tem uma admiração pelo pai e pela profissão dele, porque vive nesse meio, mas provavelmente também é influenciada por ícones da boa forma que ela acompanha. Ela se inspira em pessoas que fazem sucesso dessa forma e quer se ver num corpo que não é adequado para a idade dela. Ela está com a autoimagem voltada para uma pessoa mais velha. Isso não é saudável. É como se ela estivesse pulando etapas — esclarece a psicóloga.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for ‘Musinha fitness’causa polêmica na internet e pais saem em sua defesa

1 Comentário

Deixe o seu comentário