Para Bill Gates, os avanços tecnológicos vão revolucionar a vida das pessoas mais pobres até 2030

bill-gates-1024x535

Ennio Rodrigues, na Superinteressante

Internet banking, ensino à distância, avanços em pesquisas médicas e capacitação de agricultores podem ser o caminho para enfrentar os grandes problemas das populações mais pobres do planeta até 2030. Em entrevista ao portal The Verge, o filantropo e co-fundador da Microsoft, Bill Gates, se declarou otimista sobre como a tecnologia pode ajudar a combater a fome, mortalidade infantil e a seguridade dos moradores mais humildes de nações em desenvolvimento no mundo.

Por exemplo, no caso do problema de abastecimento de alimentos, Gates cita o grande avanço que se pode obter com a capacitação dos produtores rurais. Fazer a distribuição de sementes de melhor qualidade e uma educação técnica deve ajudar a aumentar os níveis de produção. O entusiasta cita a rotação de cultura como uma prática que prolonga a fertilidade do solo, mas que ainda é pouco usada nessas regiões. De acordo com a ONU, seguindo no ritmo atual, em 2050 seremos nove bilhões de pessoas no mundo. Dessas, três bilhões serão consideradas pobres.

Na mesma linha da educação, o ensino à distância é uma das principais ferramentas para ampliar o acesso dessa população mais pobre. Para Gates, o avanço das tecnologias de conexão rápida e o barateamento dos dispositivos móveis abrem inúmeras possibilidades para melhorar a qualidade e a quantidade de cursos online e, assim, capacitar essas pessoas.

Gates fala também sobre outra vantagem do barateamento dos smartphones: internet banking. Na visão do bilionário, o uso mais intenso de redes digitais para gerenciar o dinheiro dará mais autonomia às pessoas mais pobres e também barateará os custos das transações bancárias, na impressão de moeda física e na manutenção de infraestruturas como caixas eletrônicos.

A última das quatro frentes de desenvolvimento tecnológico que transformarão o mundo até 2030, na grande aposta de Bill Gates, é a saúde. Ele explica que os avanços em pesquisas de vacinas contra doenças comuns em países com pouca rede de saneamento básico, como pneumonia e HIV. Nas previsões do empresário, a mortalidade infantil deve cair pela metade nos próximos quinze anos, as mortes de mulheres no trabalho deve reduzir em dois terços. Além disso, graças à evolução das pesquisas, Gates aposta que malária e poliomielite estarão erradicadas do planeta até 2030.

Confira a entrevista (em inglês), no site.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Para Bill Gates, os avanços tecnológicos vão revolucionar a vida das pessoas mais pobres até 2030

Deixe o seu comentário