Anac vai notificar Portela após uso de drones no carnaval do Rio de Janeiro

publicado no Correio

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificará a escola de samba Portela após o uso de drones durante o desfile no carnaval do Rio de Janeiro, na segunda-feira (16/2). O órgão instaurou nesta quinta-feira (19/2) dois processos administrativos para apurar o uso dos veículos aéreos e o lançamento de paraquedistas.

Com o samba-enredo “Imagina Rio, 450 Janeiros de uma Cidade Surreal”, a agremiação iniciou o desfile com a chegada de quatro paraquedistas, iluminados com sinalizadores. Eles pousaram no meio da Marquês de Sapucaí. Logo depois, 450 drones em formato de águias sobrevoaram o público.
BRAZIL-CARNIVAL-RIO-PARADE-PORTELA

Segundo a Anac, a operação de um Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), popularmente chamado de drone, sem o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave) em áreas com grande aglomeração é proibida. Os responsáveis na Portela pela manobra dos 450 objetos apenas solicitaram ao órgão informações a respeito da operação dos drones.

A escola e os responsáveis pelos equipamentos serão notificados para prestar maiores esclarecimentos. A utilização de aeronaves sem autorização está sujeita à multa da Anac e inquérito na Polícia Civil e Ministério Público.

Já o lançamento dos paraquedistas foi informado ao Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. Porém, o piloto deve ter licença para realizar o voo e obedecer a requisitos de segurança expedidos pela Anac. O órgão vai apurar se os quatro pilotos têm o documento obrigatório para a prática do paraquedismo.

BRAZIL-CARNIVAL-RIO-PARADE-PORTELA

A Portela ficou em quinto lugar na classificação das escolas de samba do grupo especial no Rio de Janeiro. Os cantores Maria Rita e Zeca Pagodinho e as atrizes Sheron Menezzes, Glória Pires e Leandra Leal foram destaques da escola. No total, sete carros, 40 alas e 3,8 mil componentes fizeram parte da apresentação da Portela.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Anac vai notificar Portela após uso de drones no carnaval do Rio de Janeiro

Deixe o seu comentário