Leonard Nimoy, o Spock de Jornada nas Estrelas, morre aos 83 anos

Spock_performing_Vulcan_salute

Publicado no UOL

Leonard Nimoy, ator que interpretou o Sr. Spock na série e nos filmes da franquia “Jornada nas Estrelas” e ficou famoso pelo bordão “Vida longa e próspera!”, morreu nesta sexta-feira (27), em sua casa de Los Angeles, aos 83 anos.

A morte, confirmada por sua mulher, Susan, ao jornal “The New York Times”, foi provocada por uma doença pulmonar obstrutiva crônica conhecida como DPOC. No último dia 19, o ator foi internado às pressas, com fortes dores no peito, em um hospital de Los Angeles. O diagnóstico da doença havia sido revelado por Nimoy em fevereiro do ano passado.

O ator foi fumante compulsivo durante décadas, mas largou o vício há cerca de 30 anos. Crítico severo dos males provocados pelo tabaco, ele chegou a postar mensagens no Twitter alertando sobre o consumo prolongado da substância. “Fumantes, entendam por favor. Se você parar de fumar depois de ser diagnosticado com lesões no pulmão, será tarde demais. Vovô diz: aprenda com minhas lições”.

O último tweet de Nimoy foi publicado na última segunda-feira. “A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem acontecer, mas não podem ser guardados, a não ser na memória”, escreveu o ator.

Repercussão

A notícia da morte de Nimoy repercutiu imeditamente nas redes socais, com declarações de colegas de trabalho, admiradores e instituições de pesquisa e espaciais, como a Nasa, que dedicou um tuíte ao ator. “Descanse em paz, Leonard Nimoy. Muitos de nós na Nasa fomos inspirados por ‘Jornada nas Estrelas'”.

William Shatner, que interpretou o Capitão Kirk na série e nos filmes, ao lado de Nimoy, divulgou uma declaração oficial à imprensa norte-americana lamentando a morte. “Eu o amava como um irmão. Nós todos iremos sentir falta de seu bom-humor, de seu talento e de sua capacidade de amar”.

O ator Zachary Quinto, que interpretou Spock nos recentes filmes “Star Trek” e “Além da Escuridão: Star Trek”, lamentou a morte em sua página pessoal no Instagram: “Meu coração está partido. Eu te amo profundamente, meu amigo querido. E eu sentirei saudades de você todos os dias. Que o canto dos anjos te conduza ao seu descanso”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Leonard Nimoy, o Spock de Jornada nas Estrelas, morre aos 83 anos

Deixe o seu comentário