Estudo mostra que jovens que saem com mais amigos bebem mais álcool

Pesquisa foi feita com 200 pessoas na Suíça.
Para autores, chegada de mais amigos ao bar não deve levar a outra rodada.

bebidabar

Mariana Lenharo, no Bem Estar

Quanto maior a turma do bar, mais doses de álcool cada um está propenso a beber. Um estudo que avaliou o comportamento de 200 jovens da Suíça concluiu que o número de amigos com quem um indivíduo bebe influencia diretamente na quantidade de bebidas consumidas.

O estudo, feito pelo Instituto para Prevenção de Problemas com Álcool e Drogas da Suíça, foi publicado nesta quarta-feira (3) na revista científica “Addiction”. Para chegar à conclusão, os participantes tiveram que responder, em seus smartphones, questionários online de hora em hora durante uma noitada no bar.

Em cada questionário, informavam a quantidade de amigos presentes e o número de doses consumidas. A conclusão do estudo foi que na medida em que aumentava o número de amigos, aumentava também o número de doses consumidas por hora.

Para os autores, é preciso combater essa tendência e passar a mensagem aos jovens de que a chegada de novos amigos não precisa ser seguida de uma nova rodada de bebida.

Neste fim de semana, a morte de um jovem universitário depois da ingestão de grande quantidade de álcool em uma festa open bar na cidade de Bauru chamou a atenção do país.

O médico Carlos Terra, presidente do Grupo de Fígado do Rio de Janeiro (GFRJ) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lembra que não há um antídoto eficaz conta a ingestão excessiva de álcool. “A principal ação para não sofrer os efeitos deletérios do álcool é ter moderação”, diz.

Algumas medidas podem ajudar no retardo da absorção do álcool pelo organismo, como alimentar-se bem e manter-se hidratado. As conclusões do estudo, segundo Terra, são importantes para que as pessoas fiquem mais atentas. “Ao sair em grupo, é preciso ficar atento porque pode acontecer de a pessoa ficar mais descontraída, mais liberada, e acabar passando da conta.”

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Estudo mostra que jovens que saem com mais amigos bebem mais álcool

Deixe o seu comentário