Signos astrológicos estão todos errados, segundo novos cálculos

zodíaco-signos

Publicado em O Globo

Você, nascido sob o signo gêmeos, talvez mude um pouco de humor ao saber que, na verdade, é de touro. Isto porque o calendário astrológico não foi adaptado a uma mudança das estrelas — e por esses novos cálculos quase ninguém é do signo que achava ser.

As constelações se afastaram por um mês inteiro, revelou a astrônoma do Royal Observatory Radmilla Topalovic no programa “Stargazing Live”, da “BBC”. Desde que o zodíaco foi criado, mais de 2 mil anos atrás, o efeito de oscilação da Terra causado pela Lua e o Sol fez com que as estrelas que estão acima de nós mudassem de posição. Se, por exemplo, alguém nascesse no fim de janeiro, pensaria ser do signo de aquário. Mas na verdade essa pessoa seria uma nativa do signo anterior, capricórnio.

Quando o zodíaco foi idealizado pelos gregos, eram atribuídos sinais da estrela com base na constelação que estava por trás do Sol às pessoas nascidas em determinado dia . Mas esse mapa mudou, num processo de oscilação chamado precessão dos equinócios, que leva cerca de 26 mil anos para acontecer.

Este processo acontece da seguinte forma: a Terra gira em torno do Sol em forma de elipse mas o eixo de rotação da Terra não é perpendicular ao plano da eclíptica, tem uma inclinação de 23º 26’ 21”, isto é, a Terra gira como um pião em relação à sua órbita do Sol. E por isso os astrônomos são obrigados a introduzir correções para compensar as variações na ascensão reta e declinação das estrelas.

Atualmente, 86% das pessoas acreditam ser de um signo mas são de outro. O programa da “BBC” criou até um gráfico interativo que permite descobrir o verdadeiro signo de cada um.

O programa também destaca que há um 13º signo, descrito há menos de um ano, conhecido como Ofiúcos. Acredita-se que os astrólogos antigos talvez o tenham deixado de fora para que o caminho de 360 graus do Sol pudesse ser dividido em 12 partes, cada uma com 30 graus.

Mas a constelação, conhecida como portadora da serpente, na verdade, passa por trás do Sol entre 30 de novembro e 18 de dezembro (no lugar de sagitário) — por isso, alguns defendem que este pode ser um sistema totalmente novo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Signos astrológicos estão todos errados, segundo novos cálculos

8 Comentários

  1. angelo disse:

    como ficam os cavaleiros do zodíaco?

  2. Danielle disse:

    Hipocrisia total,a bíblia condena isso,o próprio Deus desfaz e confunde os sinais dos astrólogos e adivinhos,o homem ta voltando,a profecia ta se cumprindo e vcs acreditando em signos? Me poupem.

  3. pamela disse:

    ta,agora quero saber que signo eu sou….

  4. Cristiano disse:

    Parabéns Atena, agora vc tem mais um cavaleiro de ouro pra te proteger.

Deixe o seu comentário