5 séries fotográficas que mostram o que nossos olhos não podem ver

publicado no Hypeness

Com a lente de uma câmera em frente aos olhos conseguimos enxergar o mundo de formas diferentes, dando atenção a detalhes e a acasos que nem sempre o olhar cru e apressado nota. A maior prova disso talvez seja a fotografia macro, capaz de revelar um universo de beleza sutil e minuciosa, que costuma passar batido, senão por uma lupa ou câmera.

A fotografia é fonte de inspiração no dia a dia de muita gente e aqui no Hypeness não é diferente. As particularidades mostradas no olhar do fotógrafo e as belas imagens captadas têm um lugar cativo no site e em nossos corações. Para inspirar ainda mais, separamos 5 séries fotográficas incríveis que mostram o que os nossos olhos nem sempre conseguem enxergar e convidamos você a mergulhar no surpreendente mundo macro.

1. A geometria surpreendente dos flocos de neve

Quando o termômetro bate no negativo, o branco da neve pode cobrir o olhar, mas o fotógrafo russo Alexey Kijatov conseguiu, através de um sistema de captura macro desenvolvido por ele, descobrir a peculiar e perfeita geometria dos flocos de neve.

O mais curioso é que nenhum deles é igual a outro, como você vê abaixo:

FlocosNeve1

FlocosNeve2

2. UFC formiga: elas também brigam

As formigas compõem um dos sistemas de sociedade mais complexos e curiosos do mundo animal e, como você pode imaginar, elas também se desentendem. “Os piores inimigos das formigas são outras formigas”, afirma o fotógrafo e entomologista Alex Wild, que com uma lente macro conseguiu captar momentos incríveis de lutas entre esses insetos.

Confira:

Formigas1

Formigas2

3. A beleza de objetos do cotidiano

Você já parou para observar um parafuso ou um palito de fósforo de perto? Bem de perto? O nosso olho tem alguns limites quando o assunto é enxergar de perto, mas as lentes macro fazem um excelente trabalho ao nos aproximar ainda mais de objetos. Na série intitulada “Amazing Worlds Within Our World” (Maravilhosos Mundos dentro do Nosso Mundo, em português), o fotógrafo conhecido como Pyanek nos mostra objetos do cotidiano a partir de uma perspectiva pra lá de curiosa.

Veja:

Cotidiano1

Cotidiano2

4. Aranhas: assustadoras, mas incríveis

Elas têm quatro olhos e pernas traseiras capazes de dar um belo impulso e pular alto. As aranhas saltadoras, ou “jumping spiders”, são as protagonistas desta série de fotos do norte-americano Thomas Shahan. Apesar de assustadoras para alguns, esses aracnídeos são de uma beleza incrível, principalmente se vistos através de lentes macro.

Os detalhes e a riqueza de cores são surreais:

JumpingSpiders1

JumpingSpiders2

5. Insetos e gotas d’água

Se quando vistos de perto os insetos já encantam por sua perfeição de detalhes e cores diversas, junto a gotas d’água eles ficam ainda mais incríveis. É o que prova esta série de fotos captadas por David Chambon, que aproveitou o orvalho das manhãs e o fim de chuvas fortes para descobrir e captar este mundo incrível. Veja:

InsetosChuva1

InsetosChuva2

Câmeras fotográficas são essenciais em qualquer viagem, mas também no dia a dia. Como as imagens acima deixam claro, o cotidiano é muito mais interessante e rico do que podemos imaginar – basta enxergá-lo com a lente e com o cuidado certos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 séries fotográficas que mostram o que nossos olhos não podem ver

Deixe o seu comentário