Jogaram lava em uma placa de gelo e o resultado foi um bocado divertido

publicado na Época

Não sei vocês, mas eu há tempos cultivo essa vontade bizarra de descobrir o que acontece quando lava entra em contato com gelo. Felizmente, a internet existe para resolver essas curiosidades bobas. O pessoal do Science Chanell fez o teste: derramou lava fumegante em uma placa de gelo. Ao contrário do que se esperava, o conjunto não explodiu, nem fez surgir um buraco na superfície gelada. A lava deslizou pela placa, criando bolhas que se solidificaram.

lava_no_gelo

Aconteceu o seguinte: a lava é tão quente que o gelo vira vapor sem passar pelo estado líquido. A lava desliza pela placa, em lugar de fazer um buraco, porque se move amparada por essa camada de vapor. Esse mesmo vapor tenta chegar à atmosfera, fazendo a lava borbulhar. Como a lava se resfria muito rapidamente, as bolhas ficam sólidas, aprisionando o vapor em seu interior. Pode admitir: é bem mais bacana do que você imaginava. Não à toa, o vídeo foi visto mais de 1,7 milhão de vezes.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Jogaram lava em uma placa de gelo e o resultado foi um bocado divertido

Deixe o seu comentário