Xixi para curar acne?

Usar xixi para ‘secar’ espinhas é um dos novos fenômenos cosméticos no Reino Unido

(não, não é xixi. mas você entendeu) (foto: Carol Browne / flickr/ creative commons)

(não, não é xixi. mas você entendeu) (foto: Carol Browne / flickr/ creative commons)

Luciana Galastri, na Galileu

Você passaria (bem pouquinho) de xixi no rosto? Pois saiba que essa é uma das novas tendências de beleza no Reino Unido. E, acredite se quiser, a técnica faz sentido.

Um novo artigo do jornal Telegraph está fazendo sucesso. Ele conta como uma repórter usou sua própria urina para deixar sua pele mais macia e livre de espinhas. Ela molhava um cotonete no xixi e o pressionava contra cravos e espinhas.

Sim, nojento. Mas, sim, faz sentido. Isso porque o nosso xixi carrega uma quantidade expressiva de ureia – e é clinicamente provado que ela faz bem para a pele. Ela consegue esfoliar pele seca e, ao mesmo tempo, manter a água dentro da pele hidratada, sendo um ingrediente importante de boa parte dos hidratantes. Há até uma descrição de 50 páginas na The Cosmetic Ingredient Review que mostra os benefícios do ingrediente. Lógico que as empresas de cosméticos não extraem a ureia diretamente do xixi – ela é uma versão sintética, feita em laboratório.

Então você pode substituir sua pomada para acne e seu hidratante por… xixi? Sua urina tem uma concentração de 5% de ureia, o que a torna menos eficaz que produtos específicos para a pele, que contém até 15% de ureia. E, claro, sem falar na questão higiênica e em substâncias menos bacanas para a sua pele que podem estar presentes no seu número um.

Alguém aí tem coragem de testar o método?

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Xixi para curar acne?

Deixe o seu comentário