Balas desenvolvidas por agência americana perseguem alvos em movimento

20150428142749_660_420

Publicado no Olhar Digital

A DARPA (Defense Advanced Research Project Agency, agência de projetos avançados de pesquisa em defesa dos Estados Unidos) divulgou recentemente um vídeo de sua nova tecnologia para munições. As balas do programa EXACTO (Exterme Accuracy Tasked Ordinance, algo como “munição com precisão extrema”) são capazes de mudar de direção para acertar alvos que se movam.

Anteriormente, a agência já havia demonstrado uma munição capaz de mudar de sua trajetória no ar para acertar um alvo fixo. Em seu vídeo mais recente, porém, a tecnologia foi desenvolvida ao ponto de permitir que os projéteis “sigam” o alvo caso ele se mexa. Para isso, as balas usam um sistema de rastreamento óptico em tempo real. Veja abaixo a demonstração da DARPA:

Conforme é possível ver no vídeo, a tecnologia permite que mesmo um novato, usando a arma pela primeira vez, acerte um alvo em movimento. Ainda assim, a tecnologia é voltada especificamente para atiradores de elite, que poderão utilizá-la para ajudar a compensar fatores como ventos fortes e má visibilidade.

As balas utilizadas no teste de fogo eram de calibre .50. A agência norteamericana considera que “implementar o as capacidades de orientação da EXACTO no tamanho reduzido do calibre .50 é um enorme avanço”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Balas desenvolvidas por agência americana perseguem alvos em movimento

Deixe o seu comentário