10 mandamentos para o mundo virtual

mundo-virtual

Por Ed René Kivitz, no Facebook

1. Não viverás no mundo virtual, apenas farás incursões. Não substituirás o mundo real pelo mundo virtual.

2. Não venderás a alma para ganhar seguidores.

3. Jamais esquecerás que tua imagem no mundo virtual é fake, apenas uma personagem, e, portanto, jamais te confundirás com o teu avatar.

4. Não serás displicente a respeito das dimensões pública (o que todo mundo pode saber e não dá para esconder), privativa (o que apenas as pessoas que convivem com você sabem) e íntima (o que somente as pessoas que você deseja que saibam conseguem saber) da vida. Não devassarás tua vida íntima.

5. Saberás claramente as razões porque estás presente no mundo virtual e utilizas as redes sociais. As intimidades e afetos podem começar no mundo virtual, mas devem ser retiradas do mundo fake das personagens para que sejam redimidas na vida real.

6. Conscientemente construirás tua identidade no mundo virtual. Não darás ponto sem nó. Saberás com quem falas, porque falas e aonde queres chegar ao falar.

7. Não serás melindroso: quem fala o que quer, ouve o que não quer.

8. Não aceitarás provocações. Discutirás idéias e não pessoas. Ao seres ofendido, não ofenderás. Ao seres xingado, não xingarás. Não te esquecerás que quem te agride fala mais de si do que de ti.

9. Não farás de ti mesmo o assunto das tuas mídias sociais. Conterás tua carência, conterás tua vontade de aparecer, e deixarás que sejam outros os lábios que te louvem.
§1° Não posarás de vítima.
§2° Deixarás de lado todo mimimi.

10. Não cobiçarás as mídias dos outros e seus respectivos seguidores.
§1° Não plagiarás.
§2° Darás crédito de tudo o que postas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 mandamentos para o mundo virtual

1 Comentário

Deixe o seu comentário