Adoçante causa câncer? E celular? Descubra os mitos e verdades

cancer

Publicado no Horas da Vida

Adoçante: Mito

Não há nenhuma prova que aspartame esteja relacionado a câncer. Embora um tipo de açúcar artificial tenha causado câncer em ratos, estudos posteriores afirmaram que o corpo do animal reage de maneira diferente a dos seres humanos, por isso, desde 2000 o produto foi liberado para comercialização sem nenhum tipo de aviso.

Raio X : Verdade

Mesmo baixas doses de raios-X podem aumentar suas chances de contrair câncer. Aliás, não há nenhuma quantidade deste tipo de radiação que seja totalmente segura. Por isso raio x deve ser feito somente em casos específicos e, sempre que possível, fazer uso daqueles protetores de chumbo.

Celulares: Verdade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou recentemente que telefones celulares são “possivelmente cancerígenos” devido à exposição a campos magnéticos que o seu uso provoca. Enquanto não há nenhuma confirmação, recomenda-se usar dispositivos que tenham viva voz ou mandar mensagens de texto.

Garrafas de Plástico: Mito

Muita gente acredita que as garrafas PET são cancerígenas devido ao produto químico bisfenol A. Porém a FDA (órgão americano que controla comidas e medicações) diz que os níveis atuais de bisfenol A encontrados nas garrafas plásticas são seguros.

Obturações Dentárias: Metade Mito, Metade Verdade

Muita gente acha que o mercúrio contido nas obturações pode desencadear câncer, mas estudos recentes comprovam que esta teoria nunca se confirmou. Mas atenção: embora não esteja ligado ao câncer, a intoxicação por mercúrio pode causar outras doenças como dores musculares e nas articulações, enxaqueca, distúrbios gastrointestinais, alterações cardíaca.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Adoçante causa câncer? E celular? Descubra os mitos e verdades

Deixe o seu comentário