4 hábitos alimentares que ajudam a viver mais

foto: Thiago Freitas / Agência O Globo

foto: Thiago Freitas / Agência O Globo

Publicado em O Globo

1. Aposte no peixe

Limite a ingestão de carne vermelha a 55 gramas ou menos, sempre cozida. Já peixes podem ser cerca de 90 gramas todos os dias: um estudo com 96 mil americanos desde 2002 descobriu que pessoas vegetarianas que incluíram uma pequena porção de peixe no cardápio diário viviam mais.

foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

2. Abuse das verduras

De todas as opções, as folhas verdes são os melhores alimentos para a longevidade. Estudos constataram que pessoas de meia idade que consumiam regularmente o equivalente a uma xícara de verduras cozidas diariamente tinham metade da probabilidade de morrer nos quatro anos seguintes na comparação com os que não comiam verduras.

foto: Mazé Mixo / Agência O Globo

foto: Mazé Mixo / Agência O Globo

3. Acrescente grãos à dieta

Feijão preto em Nicoya, na Costa Rica; soja em Okinawa, no Japão; lentilhas, grão-de-bico e feijão branco no Mediterrâneo. Em média, eles têm até 21% de proteínas, 77% de carboidratos complexos, e pouca gordura. Também são uma fonte excelente de fibras e têm mais nutrientes por grama que qualquer outro alimento.

foto: Guto Costa / Reprodução

foto: Guto Costa / Reprodução

4. Reduza o açúcar

Moradores das zonas azuis (regiões onde se vive mais, como Okinawa, no Japão, Nicoya, na Costa Rica, e Icaria, na Grécia, entre outras) consomem 20% menos açúcar que os demais. Em geral, esses centenários põem mel no chá e só comem sobremesas em festas.

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 4 hábitos alimentares que ajudam a viver mais

Deixe o seu comentário