Mulheres são mais propensas a tolerar o mau comportamento de homens bonitos, diz estudo

Pesquisa revela que um homem desinteressante é tolerado até certo ponto

Don Draper: charme e boa aparência apesar das falhas de comportamento (foto: REUTERS)

Don Draper: charme e boa aparência apesar das falhas de comportamento (foto: REUTERS)

Publicado em O Globo

É um efeito que está sendo chamado de Don Draper, numa referência ao personagem de “Mad Men”, interpretado por Jon Hamm, que apesar das mentiras e bebedeiras conquistava e mantinha várias mulheres em sua cola. Segundo psicólogos, as mulheres são mais propensas a tolerar o mau comportamento de homens bonitos. Um novo estudo revelou que a primeira impressão criada pela aparência física influencia profundamente como as mulheres veem o comportamento subsequente de um homem.

Além da já conhecida teoria do “efeito halo”, que diz que após criada uma primeira impressão sobre uma pessoa tendemos a captar as características que vão confirmar esse ponto de vista, agora pesquisadores testaram a percepção de 170 mulheres sobre duas fotos de homens.

Os psicólogos Jeremy Gibson e Jonathan Gore, da Universidade de Kentucky Oriental, nos EUA, concluíram que o sujeito com rosto bonito tende a ser mais tolerado, mesmo quando se comporta mal. O desinteressante, ao contrário, é tolerado até certo ponto, mas assim que faz algo errado se arrisca a ser evitado.

Os pesquisadores apresentaram duas fotos de homens – um bonito, um feio – para as mulheres e emparelharam cada imagem em dois cenários fictícios. Em uma deles, o homem pediu uma caneta emprestada. No outro, ele se aproximou da mulher e pediu para tirar uma foto dela. Na situação da caneta, a capacidade de atração não afetou a forma como os dois homens foram percebidos. Já no caso da fotografia, houve uma discrepância: enquanto o homem atraente não havia feito nada de errado, o homem feio foi considerado como tendo ultrapassado os limites.

“O macho pouco atraente é tolerado até certo ponto; sua falta de atratividade é OK até que ele se comporta mal”, afirma Gibson.

As descobertas podem ter implicações no judiciário, disseram os pesquisadores:

“Um homem que vai a julgamento já é suspeito de ter violado as normas sociais. Se ele também é pouco atraente pode ter uma multa ou sentença maior, pois sua aparência pode influenciar negativamente a forma como os juízes o veem”, afirmou Gore.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Mulheres são mais propensas a tolerar o mau comportamento de homens bonitos, diz estudo

Deixe o seu comentário