5 IDEIAS ESTÚPIDAS que resolveram grandes problemas

Publicado no Hypescience

Esse artigo é dedicado aos amantes das ideias inusitadas, do pensamento divergente e daquelas coisas que parecem que nunca vão servir para nada – mas acabam surpreendendo e resolvendo grandes problemas (e tenha em mente que resolver um problema nem sempre é sinônimo de resolver da melhor maneira possível).

ideias-ruins-resolveram-problemas-5-838x558

5. Descargas sincronizadas desentupiram canos no Zimbábue

Por favor, tire um momento do seu dia e agradeça pelo seu banheiro. O saneamento moderno é uma daquelas coisas que nós não valorizamos, apesar do fato de bilhões de pessoas viverem com sistemas de esgoto que não são confiáveis, na melhor das hipóteses.

O Zimbábue é um desses países, e coincidentemente (ou não) é também um dos países mais pobres da África. Sua segunda maior cidade, chamada Bulawayo, teve uma crise no sistema de esgoto devido a necessidade de racionamento de água causada por uma seca. Simplesmente não havia água suficiente no sistema para levar o esgoto dos tubos para onde tinha que ir.

Você pode imaginar os problemas que isso causa. Canos secos tendem a contribuir com uma quantidade generosa de fedor para a atmosfera. Assim, além de toda a situação de “não ter água suficiente”, Bulawayo estava fedendo aos céus e submetendo seus habitantes a uma série de riscos de relacionados com fezes.

A solução

Criar uma onda de descargas, é claro.
Diante de uma situação aparentemente impossível, as autoridades da cidade de Bulawayo decidiram fazer algo que parecia ter saído de um desenho animado: eles calmamente ordenaram a todos na cidade para começar a dar descarga em seus banheiros ao mesmo tempo, durante três dias.

O raciocínio por trás deste estranho movimento é intrigante, mas até que faz sentido.
Embora um fino e solitário fio de água de um único indivíduo não tivesse força o suficiente para ceder a parede literal de merda que estava entupindo os esgotos, milhares e milhares de ondas simultâneas deveriam ser capazes de criar um tsunami de esgoto maciço que permitiria que o cocô todo fosse embora.

Outros benefícios da descarga sincronizada incluíam acabar com o mau cheiro e entupimentos futuros, e molhar os canos e mantê-los bem lubrificados com umidade regular e periódica.

O plano, óbvio, enfrentou algumas críticas pesadas. Afinal, desentupir canos de esgoto com toneladas de água limpa não parece a coisa ideal a se fazer quando não há água. Ainda assim, a descarga sincronizada parece ter realmente funcionado.

E já que estamos no assunto de banheiros …

4. Os banheiros de Taiwan ficaram mais limpos depois de uma campanha incentivando homens a fazerem xixi sentados

urinar-sentado

Se você já sentiu necessidade de punir alguém, mande essa pessoa usar um banheiro público masculino. Na melhor das hipóteses, os sapatos dela vão ficar molhados com você-sabe-o-que; na pior das hipóteses, a experiência vai ser traumatizante.

É por isso que Stephen Shen, Ministro de alguma coisa como “Administração de Proteção Ambiental” de Taiwan, iniciou uma campanha com um objetivo bastante pontual: limpar os banheiros masculinos de uma vez por todas.

A solução

A ideia que ele teve: incentivar homens a fazerem xixi sentados.
As autoridades de saúde de Taiwan – lideradas por Shen – decidiram corrigir tudo o que estava errado no mundo através do lançamento de uma campanha para que os homens desenvolvessem o hábito MARAVILHOSO de sentar para urinar. Eles fizeram placas, avisos públicos, tiveram o endosso de políticos influentes… Levaram a coisa à sério. A explicação para essa campanha, aparentemente, foram as estatísticas que mostravam que esse hábito é mais higiênico para os homens.

Como você provavelmente pode imaginar, o projeto está enfrentando algumas dificuldades (como o fato de que os banheiros públicos masculinos de Taiwan consistem basicamente em mictórios).

3. Motoristas russos melhoraram as condições das estradas com um estratégia de YouTube

ideias-ruins-resolveram-problemas-3

Imagens da Rússia na internet são tradicionalmente dominadas por três grandes ícones: vodca, Vladimir Putin e bolas de neve. Com o advento do YouTube, outra variável entrou nesta equação: loucuras no trânsito. Você provavelmente já viu um desses vídeos.

Caramba, já pensou!? Você está dirigindo tranquilamente, quando de repente caminhões resolvem brincar de Mario Kart pulando em você sem razão aparente. Isso não é trânsito, minha gente. Isso é praticamente um Tetris com automóveis.
O que é pior: esses vídeos são apenas uma das muitas, muitas, muitas provas do perigo que é dirigir na Rússia. A razão pela qual todos os motoristas russos parecem ser insanos não é (talvez surpreendentemente) a vodca, mas um aglomerado bem maciço de questões sociais.

Primeiro de tudo, as estradas são HORRÍVEIS. Bem piores que a BR 116. A principal rede de estradas do país tem vários apelidos – que vão desde “terrível” à “assassina”.

O empenho do governo em corrigir o problema está limitado a algumas gargalhadas e um encolher de ombros. A polícia está propensa a aceitar subornos, e as companhias de seguros de automóveis são notoriamente difíceis de lidar. Além do mais, os criminosos e golpistas abusam da situação, felizmente encenando acidentes para terem lucro ou mesmo deitando na estrada na esperança de serem atropelados e terem alguém para processar. Que beleza, não? E você achando que o “jeitinho brasileiro” era único no mundo.

A solução

Nenhum desses vídeos do Youtube foram filmados com alguma produção. Eles são a vida como ela é. Além de serem um bom material para a internet, no entanto, eles também se tornaram a resposta dos motoristas para a bagunça profana que é o sistema de estrada de seu país.

parte da Rússia que não envolve atividades automotivas são melhor governadas. Por exemplo, o sistema de justiça é perfeitamente capaz de fornecer uma sentença justa a qualquer culpado. O problema é que decidir quem é realmente culpado pode ser difícil quando a evidência consiste em relatos, apenas.

Os motoristas aprenderam a combater isto justamente equipando todos os veículos com mais câmaras em seus painéis, que fornecem uma evidência perfeitamente boa para um tribunal. Essa provou ser a única verdadeira maneira de proteger-se do território sem lei que são as estradas da Rússia.

2. A Ucrânia mantém suas estátuas limpas deixando os pombos bêbados

ideias-ruins-resolveram-problemas-2-838x629

Há uma cidade ucraniana chamada Sumy que é famosa por sua estátua de Taras Shevchenko, um homem renascentista que foi essencialmente a versão da Ucrânia de Leonardo da Vinci. A estátua é extremamente popular e um lugar de destaque nas celebrações anuais do dia da fundação da cidade. Só há um problema: não é popular com os seres humanos por si só.

Como é o destino de todas as estátuas em todos os lugares, a estátua de Shevchenko está constantemente sendo bombardeada por pombos, que a veem como uma combinação de ponto de encontro com um banheiro bem acessível. Às vezes, o pobre velho Shevchenko mal pode ser visto sob tanto cocô de pássaro. Coitado. Um destino muito triste para um homem de tanta expressão.

Pô, o cara é praticamente um herói nacional. Esse monte de cocô é quase uma afronta à história local. Se você é o prefeito de Sumy, você sabe muito bem disso. Como resolver o problema? Atirar nos pássaros parece um exagero – e uma crueldade tremenda. Então qual seria a maneira mais insana de resolver esse dilema? Contratar limpadores 24 horas por dia? Comprar roupas de espantalho para o monumento?

A criatividade humana vai a lugares que você nem imagina.

A solução

Limpar periodicamente é coisa de amador. Se você é um profissional que pensa fora da caixa, é claro que a solução vai ser deixar essas aves bêbadas.

Sim, o prefeito quer encharcar um monte de pão no vinho e alimentar os pombos com isso. De acordo com este plano astuto, quando as aves estiverem bem doidonas, os oficiais da cidade então podem as coletar e as realocar em um lugar onde elas teriam sérias dificuldades em encontrar o caminho de volta até o monumento.

Isto não só libera a estátua de Shevchenko de uma cobertura de dejetos animais, como também dá uma alegria de viver às aves – pelo menos foi o que as autoridades pensaram.

Quando confrontado com o fato de que seu plano poderia violar grosseiramente todos os direitos dos animais, o prefeito rebateu citando uma história sobre um mosteiro sem nome que utilizou a mesma técnica por centenas de anos sem nenhum problema.

Tragicamente, não sei dizer se a cidade seguiu com o plano ou não. Somos forçados a imaginar que eles colocaram a ideia maluca em prática (será que deu certo?).

1. Empresa chinesa resolve condições horríveis de trabalho com redes para segurar suicidas

ideias-ruins-resolveram-problemas-1-838x542

Imagine que você é um trabalhador de fábrica na China. Esse emprego vem com uma certa quantidade de condições desumanas, como salários ruins, horas ridiculamente longas de trabalho, zero precauções de segurança e por aí vai. O que você provavelmente não pode imaginar, no entanto, é o quanto essa tensão coloca sua saúde mental em risco.

A Foxconn é uma a empresa chinesa que fabrica iPhones e outros equipamentos de luxo para exportação. Nesta empresa, as horas de trabalho, inalação e interação constante com materiais perigosos revelaram-se menos do que saudáveis para muitos de seus trabalhadores, até o ponto onde eles começaram a passar suas raras pausas fazendo algo mais produtivo: cometendo suicídio em massa.

Bem, ameaçando fazê-lo, de qualquer maneira.

Em janeiro de 2012, um gritante número de 150 pessoas decidiram que seus empregadores tinham passado do limite e subiram para o telhado em protesto contra as condições de trabalho horríveis. Outros (obviamente) já tinham cometido suicídio antes, o que tinha rendido manchetes bastante sensacionalistas – pois, nesse caso, se justificam.
Os protestantes passaram um total de dois dias sobre o telhado chamando atenção de todos os tipos, tanto nacional quanto internacional. Finalmente, a Foxconn não teve escolha e tomou uma atitude para persuadir os trabalhadores. Para acalmar os ânimos, eles fizeram a promessa de que “algo” seria feito.

A solução

Redes. Eles colocaram redes em volta de todo o prédio.

Em um enorme mal-entendido sobre toda a situação, a Foxconn alegremente disse que se preocupava com a vida de seus funcionários e propôs uma pequena modificação no sistema: eles instalaram redes de segurança no estilo daquelas que protegem acrobatas de circo em suas instalações de modo que ninguém pudesse se matar no ambiente de trabalho novamente.

Claro, eles também deram a seus funcionários um aumento de 20% (elevando os salários diários de um trabalhador para uma bolada de US$ 1,20). Eu acho que alguns funcionários ainda querem se jogar do prédio.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 IDEIAS ESTÚPIDAS que resolveram grandes problemas

Deixe o seu comentário