Os jovens que moram em Estados onde a maconha é legal usam menos a droga

Levantamento feito pela Universidade Columbia concluiu que a legalização para fins medicinais reduziu o consumo da droga por adolescentes

O consumo de maconha entre os jovens diminuiu (foto: FreeImages)

O consumo de maconha entre os jovens diminuiu (foto: FreeImages)

Publicado na Época

Um levantamento da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, conclui que caiu o consumo de maconha entre os jovens que moram em Estados onde a planta foi liberada para fins médicos. A pesquisa, realizada pelo Centro Médico da Universidade Columbia, analisa o consumo da substância por jovens há 24 anos. Os dados mostram que o comportamento dos adolescentes em relação à maconha mudou em 21 Estados onde a droga foi tornada legal. De acordo com os pesquisadores, a legalização muda a imagem da droga para os adolescentes: consumi-la, na cabeça do adolescente, passa a ser algo menos arriscado, o que cria certo desinteresse.

Os pesquisadores têm o cuidado de fazer algumas ressalvas – eles consideram que, para esse resultado, também contaram as campanhas de prevenção que alertam para os possíveis prejuízos de se consumir maconha indiscriminadamente durante a juventude. Campanhas semelhantes, no entanto, existem em todo o país. A queda do consumo nos Estados onde a maconha é legal é superior à verificada no restante dos Estados Unidos. Nesses Estados, o controle sobre compra e venda de maconha ficou mais rigoroso, o que pode ter contribuído para o resultado. Segundo os cientistas, ainda é preciso novas pesquisas para determinar a causa exata da redução.

O estudo foi publicado no periódico Lancet. Os dados surpreendem porque contrariam uma crença propagada pelo senso comum e pelos críticos da legalização: a de que o consumo da droga aumenta quando ela é autorizada para uso medicinal. Nos EUA, essa autorização existe em 23 Estados.

A maior queda aconteceu no consumo dos adolescentes matriculados na oitava série, que tem entre 13 e 14 anos. Nessa faixa etária, o consumo caiu 2,2%.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Os jovens que moram em Estados onde a maconha é legal usam menos a droga

Deixe o seu comentário