Vídeos de gatos na internet deixam as pessoas mais positivas e reduzem ansiedade, diz estudo

“Para entender efeito da internet nas pessoas, pesquisas não podem ignorar vídeos de gatos”, diz autora do trabalho

A gatinha Lil Bub, que virou celebridade na rede - Agência O Globo

A gatinha Lil Bub, que virou celebridade na rede – Agência O Globo

Publicado em O Globo

A alegria das pessoas enquanto assistem a vídeos de gatinhos na internet acaba de ganhar uma explicação científica. Segundo um estudo da Universidade de Indiana, nos EUA, publicado na revista “Computers in human behavior”, essas imagens aumentam energia, intensificam emoções positivas e reduzem os sentimentos negativos nas pessoas.

A pesquisa ouviu quase 7 mil participantes sobre a visualização de vídeos com gatos e como isso afeta o seu humor. “As pessoas podem achar que vídeos de gatos não são um assunto sério o bastante para ser alvo de um estudo, mas o tema é um dos mais populares na internet. Se quisermos entender melhor o efeito da internet nas pessoas, pesquisadores não podem ignorar vídeos de gatos”, afirma a professora Jessica Gall Myrick, autora da pesquisa.

Mais de 2 milhões de vídeos de gatos foram publicados no YouTube em 2014, com quase 26 bilhões de visualizações. A média de visualizações desses vídeos foi maior do que a de qualquer outra categoria de arquivos publicados.

A pesquisa levou a diferentes conclusões. Segundo o trabalho, as pessoas ficam mais alegres e positivas depois de assistir a material sobre gatos na internet. Os participantes também relataram menos sentimentos negativos, como ansiedade, irritação e tristeza depois de ver um desses vídeos. As pessoas reconheceram que assistem a imagens de gatinhos no trabalho, mas afirmaram que o prazer sobrepõe qualquer culpa associada à procrastinação.

O estudo também sugere que, em vista dos resultados, trabalhos futuros devem explorar como vídeos de gatos podem ser usados como forma de terapia de baixo custo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Vídeos de gatos na internet deixam as pessoas mais positivas e reduzem ansiedade, diz estudo

Deixe o seu comentário