Datafolha: Dois a cada três brasileiros são contra a reeleição e rejeição ao voto obrigatório bate recorde

Protesto contra a Dilma, pede o impeachment da presidente.

Publicado no Brasil Post

O instituto Datafolha divulgou nesta terça feira (23) uma nova pesquisa relacionada a temas polêmicos da reforma política que estão em tramitação no Congresso: o fim da reeleição e do voto obrigatório. Os resultados mostraram reações inéditas de que 2 a cada 3 brasileiros são contrários à reeleição e que a rejeição ao voto obrigatório bateu recorde entre a população.

Reeleição

Pela primeira vez a maioria dos brasileiros é contra a reeleição, tanto presidencial quanto para cargos de prefeito e governador. Em 2005, a pesquisa indicava que 65% dos brasileiros eram favoráveis ao direito de o presidente se reeleger. Em 2007, o índice baixou para 58%. Hoje, apenas 30% são favoráveis, o que correspondente a um a cada três entrevistados.

A opinião pública vai de acordo com a condução da pauta na Câmara dos Deputados, que em maio ganhou maioria na primeira votação para derrubar a medida.

Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, “a rejeição a Dilma pesa, mas não só. Há um contexto muito forte de rejeição geral à política, que vem desde junho de 2013”.

Voto obrigatório

A pesquisa anterior do Datafolha mostrou que o voto obrigatório já era rejeitado pela maioria dos brasileiros, com 55% dos entrevistados contrários. Desta vez, o número de rejeição foi recorde, com 66% dos brasileiros desaprovando a medida.

O instituto também apontou que 6 em cada 10 brasileiros deixariam de votar, caso o voto fosse facultativo. Dentre os que não votariam, predominam as classes mais baixas e com menor escolaridade.

A Câmara dos Deputados, no entanto, foi contraria à opinião da maioria e derrubou a emenda que tornaria o voto facultativo.

A pesquisa ouviu 2.840 pessoas em todo o País. A margem de erro dos resultados é dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Datafolha: Dois a cada três brasileiros são contra a reeleição e rejeição ao voto obrigatório bate recorde

1 Comentário

  1. edson tadeu disse:

    se 2 entre 3 brasileiros sao contra a reeleiçao posso afirmar que em cada 2 entre 3 brasileiros sao analfabetos politicos nao sabem exercer oi seu direito de votar quantas vezes ele queira naquela pessoa. ISSO SIM É DEMOCRACIA.

Deixe o seu comentário