8 previsões que a Cia fez em 2000 sobre como o mundo seria em 2015

publicado na Época

Voltemos ao tempo. É ano 2000, virada do século, e George W. Bush logo tornar-se presidente dos Estados Unidos. Um ano antes da eleição do norte-americano ao posto da presidência, a companhia de inteligência do país, CIA, publicou um amplo documento sobre com previsões sobre como o mundo seria em 2015. Quinze anos depois da divulgação, já é possível analisar se a CIA estava ou não correta a respeito de sua análise sobre o futuro. O site Business Insider foi buscar algumas dessas previsões e mostra se oito delas se provaram corretas. Confira:

bush_pronunciamento

1) “Assuntos internacionais serão cada vez mais determinados por grandes e poderosas corporações e organizações, ao invés de governos”

Veredicto: Verdade, tal como podemos ver com a ascensão do Estado islâmico. Por outro lado , há também um novo quadro de atores que cruzam a linha entre agentes privados e o Estado, tais como os hackers chineses suspeitos de roubar informações sobre milhões de funcionários do governo dos EUA , e os hackers possivelmente – não – norte-coreanos que realizaram um ciberataque à Sony no passado.

2) “Em 2015, as táticas terroristas estarão muito mais sofisticadas e projetadas para alcançar mortes em massa”

Veredicto: Verdade. Infelizmente, essa previsão se mostrou verdadeira muito mais rápido do que a própria CIA podia sonhar – lembrando do ataque às torres gêmeas no 11 de setembro de 2001.

3) “O Iraque e o Irã vão desenvolver mísseis de longo alcance em um futuro próximo. O Irã … poderia estar testando tais armas no início do ano que vem e mísseis de cruzeiro de 2004.”

Veredicto: Verdadeiro e falso. O Irã está definitivamente trabalhando em um ICBM [míssel balístico intercontinental e era esperado que o stes fosse realizado em 2015. Mas as sanções internacionais trouxeram ao Irã para o centro da mesa de negociação e diplomatas dizem que estão perto de um acordo abrangente (de paz) com o país.

4) “A população mundial crescerá mais que um bilhão e alcançará 7,2 bilhões”

Veredicto: Verdadeiro. Atualmente, a população mundial é de 7,3 bilhões.

5) “Os recursos energéticos serão exatos para atender à demanda”

Veredicto: Verdadeiro. A produção de petróleo dos EUA aumentou nos últimos anos e os EUA estão prestes a se tornar um grande exportador de gás natural liquefeito nos próximos anos.

6) “A economia da China vai crescer e ultrapassar a Europa, mas ainda ficará atrás da economia dos Estados Unidos”

Veredicto: Falso. Segundo algumas medições , a economia da China é agora maior do que a economia dos EUA , mas através de outras medidas, não é tão grande quanto a da União Europeia.

7 ) “A Europa não vai atingir plenamente os sonhos de paridade com os EUA como um influenciador e moldador do sistema econômico global.”

Veredicto: Não é bem verdade. Apesar de crises e reestruturações – e ver um crescimento lento – a economia europeia tem se recuperado e seu papel é importantíssimo no cenário macroeconômico mundial.

8) ” Aids, a fome e a continuação da turbulência econômica e política refletirão na diminuição intensa da população de muitos países, principalmente dos africanos

Veredicto: Falso. A população de África passou de 800 milhões em 2000 para 1,1 bilhão em 2014 .

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 8 previsões que a Cia fez em 2000 sobre como o mundo seria em 2015

Deixe o seu comentário