Designer altera ícones do Facebook em busca de igualdade de gêneros

divulgacao-caitlin-winner

Publicado no Estadão

Você lembra do símbolo de amizade e de grupos no Facebook? O primeiro era constituído por uma mulher atrás de um homem. A figura masculina, inclusive, era maior e mais bem desenhada. Já o ícone de grupos possuía três pessoas: dois homens — sendo que um estava em primeiro plano — e apenas uma mulher.

Incomodada vendo essa situação desigual, Caitlin Winner, gerente de design do Facebook, resolveu alterar os ícones em questão. “Como mulher era difícil não entender o simbolismo do ícone antigo. A mulher era, literalmente, a sombra do homem. Ela não estava em condições de liderar”, disse em um post em seu blog pessoal.

Assim, hoje é possível ver a alteração feita por Winner na versão mobile do Facebook. Além da mulher estar em posição de igualdade, a designer alterou a forma da figura, deixando-a mais bem desenhada e atual. ”Retirei o capacete estilo Darth Vader da silhueta feminina e dei uma definição mais moderna ao cabelo”, escreveu Caitlin.

Além disso, o ombro da mulher possuía problema de simetria. “Foi uma falta de consideração. Como uma mulher com dois ombros robustos, o ponto me ofendeu.”

O mais interessante é que a gerente de design não recebeu nenhum pedido para redesenhar o ícone. Tudo foi feito de forma espontânea, ao se sentir incomodada com a diferença entre a figura feminina e masculina. “O ícone de mulher precisava de um ombro, então eu o desenhei”, escreveu.

Segundo Caitlin, ela mostrou os novos desenhos em seguida para os engenheiros do Facebook, que gostaram da ideia e já começaram a implementar na versão para celular e tablet. Ainda não há informações sobre a versão para desktop dos novos ícones.

A mudança gerou um forte apoio de mulheres e grupos feministas nas redes sociais, que parabenizam Caitlin pela atitude tomada.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Designer altera ícones do Facebook em busca de igualdade de gêneros

Deixe o seu comentário