Cabide, gincana escolar e Snoopy invadem campanhas do agasalho

Idealizadoras do 'Amor no Cabide' Helena Legunes (esq.), Luana Flores e Laura Camardelli (foto: Fernanda Coelho/Divulgação)

Idealizadoras do ‘Amor no Cabide’ Helena Legunes (esq.), Luana Flores e Laura Camardelli (foto: Fernanda Coelho/Divulgação)

Jairo Marques, na Folha de S.Paulo

“Por amor, doem um cobertor! Podem jogar pela janela, vizinhos. Joguem agasalhos, mantas, o que puder colaborar para diminuir o frio de quem precisa.”

As expressões acima, ditas do alto de um caminhão por meio de um megafone, às 9h de um domingo, tentavam convencer moradores de Santa Cecília, na região central de São Paulo, a fazerem uma doação em prol da campanha do agasalho deste ano.

Campanhas solidárias para o enfrentamento do frio estão ganhando cada vez mais originalidade e deixando de ser uma caixa de papelão à espera de donativos.

Uma iniciativa que nasceu no Rio Grande do Sul já é repetida em 100 cidades. A campanha “Amor no Cabide” consiste em deixar roupas de frio em cabides pendurados por locais como praças e pontos de ônibus, com a frase, “Se você precisar, é seu!”.

“Tem muita gente querendo ajudar. Elas só não sabem o que fazer, acham que um simples ato não vai fazer a diferença. Ações simples tendem a criar empatia, pois estão ao alcance e podem mudar o dia e, quem sabe, a vida de quem precisa”, diz Helena Legunes, 23, uma das idealizadoras do “Cabide”.

Gincanas escolares com a finalidade de fomentar a solidariedade entre os alunos também se valem do mote da campanha do agasalho.

No Colégio Marista Arquidiocesano, localizado na capital paulista, 37 entidades foram ajudadas neste ano após um festival interno.

Os estudantes conseguiram arrecadar três toneladas de roupas e 40 toneladas de mantimentos.

“Em princípio, os alunos entendem como uma disputa entre turmas. É um processo até que criem uma ligação emocional com a causa social”, afirma Chico Sedrez, diretor-geral do colégio.

NO CINEMA

De carona com o lançamento do filme “Snoopy & Charlie Brown – Peanut”, com estreia prevista para o final do ano, foi lançada a “Campanha do Cobertor”, tendo como base um dos personagens da animação, o garoto Linus, que carrega sempre um cobertor azul.

A iniciativa engajou 16 redes de cinema que prepararam 161 pontos de arrecadação espalhados pelo país.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cabide, gincana escolar e Snoopy invadem campanhas do agasalho

Deixe o seu comentário