Pássaros chapam esfregando formigas nas asas

birds-are-using-ant-excretion-to-get-high-876-body-image-1436273720

Publicado na VICE

Descobri recentemente que algumas espécies de pássaros são conhecidas por usar drogas. Antes que você viaje na maionese fumando um numa pracinha, me deixa explicar.

Um tempo atrás, tropecei num artigo científico de 65 anos atrás produzido pelo entomologista e ornitólogo norte-americano Horace Groskin. Uma frase em particular no texto chamou minha atenção: “Pássaros se untam com as excreções de ácido fórmico das formigas para dar tônus aos músculos e também pelo efeito geral agradável”.

Efeito agradável, né? Esse comportamento é chamado “banho de formigas” e envolve pegar um punhado de formigas e esfregá-las embaixo das asas. Como meio de defesa, as formigas emitem ácido fórmico – um inseticida orgânico – que depois é absorvido pelo corpo do pássaro. Há relatos de pássaros dançando com as asas esticadas e o bico aberto, logo depois de terem se coberto com esse spray nojento de formiga. Um tipo de barato ornitológico se você preferir. Isso tem levado muitos estudiosos a acreditar que o banho de formigas é um vício e que os pássaros fazem isso para, bom, ficarem bem loucos.

Decidi perguntar a um especialista da Sociedade Ornitológica Romena sobre o fenômeno. O ornitólogo Stefan Emanuel Baltag me disse que o banho de formigas é bem comum entre várias espécies de pássaros – como a poupa-eurasiática, o estorninho comum, o sabiá, o falcão, o corvo e o tentilhão.

“Alguns pássaros voam para o topo de um formigueiro, se sentam nele e esperam pacientemente que as formigas subam em suas penas. Isso é chamado de ‘banho de formigas passivo’. Outras espécies pegam as formigas com o bico e esfregam as secreções em si mesmas. Isso é conhecido como ‘banho de formigas ativo’. Uma explicação para isso é que os pássaros usam o ácido fórmico das formigas como um estimulante, bem parecido com como as pessoas usam drogas”, ele disse.

As formigas acumulam esse ácido numa glândula para pulverizar predadores quando se sentem ameaçadas. No banho de formigas ativo, os pássaros batem repetidamente as asas para que a secreção seja distribuída até a base das penas.

É bem fácil examinar o ácido fórmico – é só colocar a mão num formigueiro e você vai acabar com uma camada de secreção ardida cobrindo ela.

birds-are-using-ant-excretion-to-get-high-876-body-image-1436273574

Baltag acrescentou que já ouviu relatos de casos de pássaros se esfregando com a secreção de outras espécies, como centopeias, lesmas, lagartas e vespas. Só podemos imaginar qual é o barato diferente de cada uma.

Mesmo que seja amplamente aceito que os pássaros tomam banho de formigas só por diversão, há outras teorias. “Não há uma resposta definitiva para por que os pássaros se envolvem nesse tipo de comportamento. Dependendo da espécie, os pássaros podem usar o banho de formigas para se livrar de parasitas, acalmar irritações ou como maneira de atingir um estado eufórico”, concluiu Baltag.

Sem surpresa, ainda não sabemos com certeza se esfregar formigas nos sovacos tem algum efeito em humanos. Mas nem tente fazer algo do tipo, seria algo absolutamente idiota, coçadinha.

Tradução: Marina Schnoor

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pássaros chapam esfregando formigas nas asas

Deixe o seu comentário