É ciumento? Você pode ter problemas com abuso de bebidas alcoólicas

Novo estudo revela que pessoas que dependem de um relacionamento romântico e apostam as fichas nisso para se sentirem melhor tendem a beber mais por causa do ciúmes

Sentir ciúmes pode levar a problemas com bebidas alcoólicas (foto: ThinkStock/VEJA)

Sentir ciúmes pode levar a problemas com bebidas alcoólicas (foto: ThinkStock/VEJA)

Publicado na Veja on-line

Um novo estudo realizado pela Universidade de Houston, nos Estados Unidos, revelou que pessoas ciumentas tendem a abusar de bebidas alcoólicas com mais facilidade. De acordo com os pesquisadores, pessoas dependentes de um relacionamento amoroso e que acreditam que são vítimas de traição apresentam maior risco de afogar as mágoas no bar.

Estudos anteriores já haviam mostrado a relação entre o ciúme e o alcoolismo. Contudo, esse é o primeiro trabalho que analisa três fatores juntos: a dependência de um relacionamento para a autoestima, o ciúme e o hábito de consumir bebida alcoólica. Para realizar o experimento, os pesquisadores investigaram como as diferentes maneiras de sentir ciúme se relacionam com o abuso de álcool.

No total, 277 pessoas – 87% delas eram mulheres – responderam a um questionários sobre relacionamentos românticos, satisfação, comprometimento e parceria dentro da relação, ciúmes, autoestima e hábitos de consumir bebidas alcoólicas. Os resultados mostraram que as pessoas que dependem de um relacionamento para a autoestima, tendem a beber por causa do ciúmes que sentem. O mesmo resultado foi encontrado entre aqueles que responderam sentir-se menos comprometidos e satisfeitos em seus relacionamentos amorosos.

Os resultados do estudo podem ajudar na compreensão sobre como as emoções e comportamentos podem afetar a saúde. “O ciúme romântico é uma experiência humana compartilhada por todos, mas poucos estudos tentam entender como ele pode estar associado ao abuso de bebidas alcoólicas”, diz Angelo DiBello, autor do estudo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for É ciumento? Você pode ter problemas com abuso de bebidas alcoólicas

Deixe o seu comentário