11 sinais de que alguém está mentindo para você

publicado no iVie

A maioria das pessoas com quem você fala é mentirosa. Um estudo de 2002 realizado pelo psicólogo Robert S. Feldman da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu que 60% das pessoas mentiram durante uma conversa de 10 minutos, e contaram uma média de duas a três mentiras nesse período.

Felizmente, mentiras são bastante fáceis de detectar – você tem apenas que saber os sinais.

Lillian Glass, analista e especialista em linguagem corporal e comportamental, que já trabalhou com o FBI para desmascarar mentiras, diz que para tentar descobrir se alguém está mentindo, primeiro é necessário entender como a pessoa age normalmente.

Depois, precisa prestar atenção às suas expressões faciais, linguagem corporal e padrões de fala, escreve em seu livro “A Linguagem do corpo de mentirosos.”

pos_imagem_interna0

Aqui estão 11 sinais corporais que indicam mentiras:

1. Mudar a posição da cabeça rapidamente.

Se alguém movimenta a cabeça de repente quando recebe uma pergunta direta, eles podem estar mentindo.
“A cabeça será encolhida ou esticada para baixo ou inclinada para o lado”, escreve Glass. Isto muitas vezes acontece antes da pessoa responder uma pergunta.

2. Alterações respiratórias.

Quando alguém está mentindo, começa a respirar pesadamente, diz Glass. “É uma ação reflexa”.
Quando sua respiração muda, seus ombros vão subindo e a sua voz fica rasa. “Em geral eles estão fora do ar porque a sua frequência cardíaca e fluxo sanguíneo mudam, e seu corpo experimenta estas alterações quando está nervoso e tenso, quando você mente”

3. Elas ficam muito paradas

É normal se mexer quando ficam nervosas, mas também devemos prestar atenção às pessoas que não se mexem nada, que ficam estáticas.

“Isto pode ser um sinal neurológico primitivo de ‘lutar’ em vez de um ‘fugir’, como quando as posições do corpo se preparam para um possível confronto”, diz Glass. “Quando você fala e se envolve em uma conversa normal, é natural mover sutilmente seu corpo, relaxar e, na maioria das vezes, os movimentos são inconscientes. Então, se você observar uma postura rígida catatônica desprovida de movimento, é provável muitas que será um sinal de alerta de que está escondendo algo.”

4. Eles repetem palavras ou frases.

Isso acontece porque eles estão tentando convencê-lo, e a si mesmos, de algo. “Eles estão tentando validar a mentira em sua mente.” Por exemplo: “Eu não … eu não …” uma, duas ou outras tantas vezes. A repetição também é uma maneira de ganhar tempo para tentar refazer os seus pensamentos.

5. Eles tocam ou cobrem a boca.

“Um sinal revelador da mentira é uma pessoa colocar automaticamente as mãos sobre a boca quando não quer lidar com um problema ou responder a uma pergunta”, diz Glass.
“Quando os adultos colocam as mãos sobre seus lábios, isso significa que não estão revelando tudo, simplesmente não querem dizer a verdade”, diz ela. “Eles estão literalmente bloqueando a comunicação.”

6. Eles instintivamente cobrem as partes do corpo vulneráveis

Isso pode incluir áreas como a garganta, tórax, pescoço, nuca, cabeça ou abdômen.

“Tenho visto isso muitas vezes na sala do tribunal quando trabalho como consultor para advogados. Eu sempre posso dizer quando o testemunho de alguém atingiu um nervo do réu quando vejo sua mão cobrindo a frente de sua garganta,” diz Glass. “Eu nunca notei o uso desse comportamento, muito revelador, até trabalhar para o FBI “, diz.

7. Eles cruzam os pés.

“Este é um sinal do corpo querendo sair”, explica Glass. Cruzar os pés diz que o potencial mentiroso está desconfortável e nervoso. Ele também mostra que quer sair da situação; quer ir embora.
“Esta é uma das principais maneiras de detectar um mentiroso. Basta olhar para os seus pés, eles dizem muito.”

8. Eles fornecem muita informação.

“Quando alguém lhe dá muita informação – muitas não solicitadas e, especialmente, em excesso de detalhes – há uma enorme probabilidade de não estar dizendo a verdade”, escreve Glass.

“Os mentirosos costumam falar muito porque eles estão esperando que, com toda a sua fala e fluência, os outros vão acreditar no que estão dizendo.”

9. Falar torna-se mais difícil.

“Se você já assistiu a um interrogatório gravado em vídeo de um suspeito que é culpado, pode observar como a cada momento torna-se mais e mais difícil para ela falar”, escreve Glass. “Isso ocorre porque o sistema nervoso automático diminui o fluxo salivar durante períodos de estresse, o que naturalmente resseca as membranas mucosas da boca.” Outros sinais são morder os lábios subitamente ou franzi-los.

10. Eles tendem a apontar com o dedo.

“Quando um mentiroso se torna hostil ou fica na defensiva, ele está tentando virar o jogo “, diz Glass. O mentiroso fica agressivo porque está com raiva que você descobriu suas mentiras, o que pode resultar em várias apontadas com o dedo em riste.

11. Eles olham para você sem piscar muito.

Quando as pessoas mentem, é comum quebrarem o contato visual. Mas os mentirosos podem manter contato com os olhos mesmo à distância, na tentativa de controlar e manipular.

“[Bernie] Madoff, como a maioria dos vigaristas, olha para as pessoas mais do que o habitual, muitas vezes sem piscar em intervalos regulares”, diz Glass. “Quando as pessoas dizem a verdade, a maioria ocasionalmente muda os olhos de direção e até desvia o olhar de vez em quando. Mentirosos, por outro lado, usam um olhar firme e frio para intimidar e controlar.” Também atente para quem piscar rápido demais.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 11 sinais de que alguém está mentindo para você

Deixe o seu comentário