Soneca pode melhorar a tolerância à frustração

Cochilo diminui impulsos e te ajuda a lidar com as frustrações (foto: Getty Images)

Cochilo diminui impulsos e te ajuda a lidar com as frustrações (foto: Getty Images)

Nicholas Bakalar, no The New York Times [via UOL]

Tirar uma soneca reduz o comportamento impulsivo e melhora a resistência à frustração, sugere um estudo de pequenas proporções.

Os pesquisadores estudaram 40 pessoas de 18 a 50 anos. Após três noites de sono normal, os participantes realizaram testes computadorizados de tolerância à frustração –que consistiam em terminar uma tarefa impossível de solucionar– preencheram questionários sobre sonolência, humor e impulsividade. Em seguida, foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um tirou uma soneca de uma hora e o outro assistiu a um vídeo sobre natureza. Eles realizaram o teste novamente ao fim do processo. O estudo foi publicado no periódico americano “Personality and Individual Differences”.

Antes da soneca e do vídeo, o tempo em que os participantes permaneceram buscando uma solução para a tarefa foi praticamente igual. Todavia, após o período de sono –os representantes desse grupo afirmaram ter dormido ao menos parte do tempo– o grupo da soneca passou muito mais tempo tentando solucionar o problema, enquanto que o outro desistiu rapidamente. O grupo da soneca também classificou o próprio comportamento como menos impulsivo que o grupo que não dormiu.

Jennifer R. Goldschmied, principal autora e doutoranda da Universidade Michigan, nos Estados Unidos, reconheceu que a amostra é pequena e composta em sua maioria de estudantes universitários e talvez não seja aplicável a outras populações. A avaliação também não usou dispositivos eletrônicos para medir com precisão sono e vigília.

Entretanto, “as pessoas estão começando a compreender a importância de uma soneca rápida”, afirmou a autora.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Soneca pode melhorar a tolerância à frustração

Deixe o seu comentário