Saiba como fugir de conversas chatas

publicado no Hypescince

Você está numa festa. Durante os últimos 10 minutos, você ficou conversando com alguém que, embora não seja desagradável, não é a pessoa com quem você gostaria de passar o resto da noite. Então, como fugir desta situação com sucesso e de maneira não tão grosseira?

Chris Colin, coautor do guia de conversação “What To Talk About” (“Sobre O Que Falar”, em tradução livre), tem uma solução. “Quer você esteja tendo uma conversa agradável ou detestável, eu acho que o caminho para sair dela é idêntico”, diz. “Minha abordagem é olhar nos olhos [do interlocutor] com um grande sorriso e dizer: ‘Foi tão bom falar com você’. E então você faz a volta e vai embora”.

fugir-de-uma-conversa-chata-838x419

O quê? É só isso? Sim, de acordo com Colin. Embora, dependendo de seus níveis de empatia, a execução deste movimento simples pode ser emocionalmente desgastante. “Conforme você se afasta, você estará convencido de que ofendeu a pessoa”, explica. “E você a ofendeu, eu diria, 18% das vezes. Mas o meu argumento é que devemos superar isso e saber que ela vai superar isso também”.

No lado positivo, isso significa que a taxa de sucesso é de aproximadamente 82%. O conselho de Colin para escapar de conversas também dialoga com uma teoria maior do pesquisador a respeito de relações humanas. “Quando você trata as pessoas como se fossem adultos, maduros e como se eles pudessem lidar com coisas sofisticadas como acabar conversas, eles gostam e gostam de você por isso”, afirma. “É o oposto do que você tem medo, que é elas ficarem ofendidas”.

Experiência própria

Colin começou a usar esta abordagem depois de estar no lado contrário da equação. “Eu vi outras pessoas fazendo isso e eu percebi que eu consigo lidar [com esta situação]”. Para ele, esta situação é muito melhor do que aquele final esquisito que este tipo de papo normalmente tem.

A cessação rápida de um diálogo que já se estendeu demais pode ser um alívio, mesmo quando possa parecer um pouco prematura. “Quando alguém faz isso com você, quando diz ‘Foi bom conversar com você’ no meio de uma conversa, talvez eles o façam um minuto antes de você tomar essa iniciativa, mas é algo que precisava ser feito”.

Se você está com vontade de tentar a abordagem de Colin, é importante notar que a técnica precisa ser aplicada com cordialidade e simpatia – e não aproveitar a oportunidade para ser um babaca. “Quando você diz ‘Foi bom falar com você’, você realmente deve sentir isso e deve comunicar isso com seus olhos e seu sorriso e tudo mais. Se você fizer isso, eu acho que fica tudo bem”, argumenta

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Saiba como fugir de conversas chatas

Deixe o seu comentário