Por que algumas pessoas ficam nervosas quando estão com fome?

publicado no Catraca Livre

Sabe aquelas pessoas que mudam completamente de personalidade quando estão com fome? Estressadas, nervosas, mal humoradas, ou simplesmente bravas? Então… a ciência explica.

fome-910x607

Tudo o que a gente come é transformado em açúcares, aminoácidos ou ácidos graxos e distribuído para o organismo pela corrente sanguínea, gerando energia para órgãos e tecidos.

Mas ao ficar muito tempo sem se alimentar, a glicose do sangue cai, o que afeta diretamente o seu cérebro – de todos os órgãos, ele é o único que não consegue se virar sem glicose.

A fome e a falta de glicose no sangue fazem o cérebro funcionar de forma mais lenta. Isso leva nossos níveis de serotonina para baixo e, veja só, quando isso acontece nós perdemos o controle sobre a raiva.

Para completar, a falta de glicose leva à liberação de hormônios estressantes – como o cortisol e a adrenalina. Aí é só fazer as contas: menos hormônios que nos fazem alegres e felizes e muito mais hormônios estressantes. O resultado não poderia ser bom.

A cura pra isso? Coma. Antes que você fique chato.

Mas escolha com sabedoria. Alimentos calóricos resolvem o problema a curto prazo, mas o efeito que eles têm sobre o organismo passa rápido. Por isso, quanto mais saudável e nutritivo, melhor!

Quer perder peso? Não pule refeições! Ou você – e quem está a sua volta – poderá sofrer as consequências.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Por que algumas pessoas ficam nervosas quando estão com fome?

Deixe o seu comentário