10 coisas que você nunca deve dizer no trabalho

publicado no MdeMulher

Escolher as palavras e frases certas pode inspirar, cativar e até motivar as pessoas ao seu redor. Se comunicar bem também é a chave para demonstrar clareza e confiança. Por isso, anote a lista abaixo de coisas que você não deve dizer no trabalho.

trabalho-dicas_0

1. “Não é justo”

Ela conseguiu uma promoção e você não. Injustiças acontecem o tempo todo no mundo inteiro. O problema dessa frase é que ela é contrária à pró-atividade. Em vez de choramingar, apresente um argumento inteligente para quem possa ajudá-la.

2. “Não é problema meu”

Se você pede algo para alguém e essa é a resposta, a sensação não é das melhores, não é mesmo? A mesma coisa acontece no seu ambiente de trabalho. Seja parte da equipe e trabalhe como um time.

3.”Eu acho que…”

Quais dessas frases soam melhor: “Eu acho que…” ou “Eu acredito que…”, “Eu sei…”. Portanto, fale com propriedade. É um detalhe sutil, mas que pode fazer toda a diferença durante uma reunião importante ou até quando você for pedir uma promoção!

4. “Sem problemas”

Quando alguém agradece você, evite responder com essa expressão. Alguns podem entender mal e pensar que você está desmotivado ou desinteressado. E dá ainda a brecha de alguém pensar “poderia ser um problema em outra circunstância”.

5. “Vou tentar”

A expressão dá a ideia de que tudo pode dar errado e até de ineficiência ou descaso da sua parte.

6. “Eu odeio isso”

Não é confortável conviver com alguém que reclama de tudo o tempo todo. Reclamar é normal e às vezes desabafar faz bem. Mas para ser respeitada, prefira fazer isso em um momento mais reservado, como um almoço ou um café, ou seja, fora do ambiente em que você trabalha.

7. “Mas a gente sempre fez desse jeito”

Um bom líder vem sempre acompanhado de criatividade e inovação. Se você quer subir na carreira, aceite novos desafios e esteja aberta a novas possibilidades. Se alguém lhe propor algo inviável, apresente argumentos inteligentes e mostre por A mais B porque você tem razão e como as coisas devem ser feitas.

8. “Isso é impossível”

Mesmo? Você tem certeza que não vê solução nenhuma para este problema ou está apenas exausta? Procure refletir antes de dizer alguma coisa desse tipo. Mostre caminhos em vez de recusar alguma coisa de primeira.

9. “Você deveria ter feito de outra forma”

Prefira dizer “da próxima vez” ou “eu recomendo que…”. Assim você não faz a pessoa se sentir culpada e dá uma instrução sem julgamentos. É isso que um bom chefe faz.

10. “Eu não tenho tempo para isso”

Mesmo que você realmente não tenha, ninguém quer se sentir menos importante. Prefira responder com um horário em que você esteja disponível no futuro ou se proponha a procurar a pessoa assim que tiver um tempinho.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 coisas que você nunca deve dizer no trabalho

Deixe o seu comentário