10 maus hábitos das pessoas inteligentes

publicado na Época!

Pode ser que você pense que só porque é uma pessoa inteligente não deveria ter maus hábitos. Ou, se os tem, pode sentir como se fosse o único nessa situação. Mas assim como todo mundo, as pessoas espertas têm hábitos que atrapalham sua capacidade de ser eficientes e produtivas. E também como acontece com todo mundo, esses maus hábitos podem limitar seu potencial e desviá-lo de seu propósito. Resumindo: maus hábitos podem causar estragos em sua vida.

trabalho-cansado-executivo

Para se livrar deles, o primeiro passo é admitir que eles existem. Observe os 12 comportamentos destrutivos listados em um artigo da revista Inc e responda para si mesmo: quais deles você tem?

1. Esperar que a vida seja fácil
É simples assim: nada vem fácil para a maioria de nós. O sucesso acontece quando você se prepara para ele e trabalha duro. Então, não seja passivo. Faça as tarefas de hoje melhor do que fez as de ontem.

2. Não pedir ajuda
Especialmente se você é inteligente, é fácil cair no mito do “eu mesmo faço”. Pedir ajuda, no entanto, não apenas o conecta com os recursos necessários para que atinja o que pretende, como deixa claro que você é seguro o bastante para admitir que não sabe tudo, que é autêntico e que está disposto a aprender.

3. Apegar-se ao que precisa ser deixado para trás
Livrar-se do passado é tarefa das mais difíceis. Mas se quer atrair melhores condições e oportunidades para sua vida, o primeiro passo é arrumar a casa.

4. Perseguir objetivos que não pode alcançar
Algumas pessoas simplesmente amam correr atrás de projetos, pessoas ou coisas. Mas, muitas vezes, no fundo, elas não querem pegar o que perseguem. Então, coloque os pés no chão e canalize sua energia para ações que vão gerar frutos realmente interessantes.

5. Tentar manter o controle
Pessoas inteligentes frequentemente pensam que podem controlar tudo ao seu redor. Mas, francamente, isso não é nem remotamente viável. A única coisa que podemos controlar de forma confiável é como reagimos às circunstâncias que nos acometem. Quando você sofre surtos de controle, deixa de trabalhar no que realmente está em suas mãos.

6. Entregar os pontos
Quando você percebe que está fraquejando em seu esforço, lembre a si mesmo quem você é, qual é sua paixão e por que está trabalhando tão duro.

7. Correr dos problemas em vez de resolvê-los
Ser inteligente não o torna imune à negação – essa é uma estratégia conhecida por tornar praticamente qualquer situação pior do que é. É necessário disciplina para reconhecer e enfrentar seus problemas e seus medos rapidamente, mas vale a pena o esforço.

8. Pressionar além da conta
Nada funciona quando você dá murro em ponta de faca. Aprenda a fazer adaptações, a seguir o fluxo. Trabalhando no sentido da correnteza, você vai nadar a favor das marés.

9. Pensar que sabe tudo
O dia em que você não está mais aberto a aprender – em que para de cultivar novos conhecimentos – é o dia em que você para de se mover. Faça tudo o que pode para abraçar novas informações e sabedoria.

10. Ter as mesmas atitudes e esperar resultados diferentes
Se você quer ser mais inteligente, melhor, mais rápido, então tem que parar de fazer o que sempre fez. O crescimento acontece quando você tenta novas possibilidades.

11. Pensar que pessoas inteligentes nunca falham
Não há exclusividade quando se trata de falha. Qualquer um que assuma um risco pode falhar, mesmo as pessoas mais inteligentes. A diferença é o que você faz com a falha. Isso, sim, pode torná-lo mais eficaz.

12. Esperar até que esteja 100% pronto
Ninguém está totalmente pronto quando uma oportunidade surge. A maioria está presa no círculo seguro da zona de conforto. E, para estar pronto para uma grande oportunidade, é preciso desenvolver uma nova mentalidade. Você provavelmente não está pronto, mas assuma o risco e o desafio de qualquer forma.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 maus hábitos das pessoas inteligentes

1 Comentário

  1. The disse:

    …se a pessoa é inteligente por que diabos ela vai ter esse monte de atitude de gente burra???

Deixe o seu comentário