Pedido de criação do Partido Nacional Corinthiano é protocolado no TSE

n-PNC-large570

Publicado no Brasil Post

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na tarde desta quarta-feira (19) um pedido oficial para a criação do Partido Nacional Corinthiano (PNC). A iniciativa, que começou no ano passado, agora será analisada pela Corte, que definirá pela autorização ou negação para um novo partido no Brasil. Atualmente já são 32 siglas registradas no TSE.

Agora o processo número 42.851, que trata do PNC, está nas mãos do ministro Henrique Neves da Silva. Uma equipe técnica do TSE analisará a documentação apresentada antes de se pronunciar oficialmente.

o-PNC-570

Em seu site oficial, o PNC se diz “fundamentado nos princípios básicos do Esporte, no plurarismo democrático e no respeito à dignidade do ser humano”. “O PNC (…) se propõe a construir uma nova forma de organização social, esportiva e democrática, inspirada no respeito à dignidade humana, na liberdade e na igualdade de oportunidades”, completa o estatuto.

Segundo o presidente do partido, Juan Antônio Moreno Granceiro, a sigla se inspira nos “mesmo objetivos lançados como alicerce do movimento denominado ‘Democracia Corinthiana’ implantada no Sport Club Corinthians Paulista por lideranças como Sócrates, Casagrande, Wladimir, dentre outros no início da década de 80”.

Granceiro disse também, em postagem no Facebook, que o PNC ainda está em processo de captação de assinaturas e tem a expectativa de obter autorização já para a disputa das eleições municipais de 2016. Para quem queira saber qual a linha ideológica do partido, ele deu uma ideia:

“O Partido Nacional Corinthiano não se encaixa em uma definição prévia de partido de centro, de direita ou de esquerda, pois não segue os ‘ismos’ de ideologias que não deram certo ao longo da nossa República, como o socialismo, o neoliberalismo, o comunismo, o evangelismo, etc. A política é algo que não pode ser colocado em prática por meio de conceitos teóricos. O povo só vai ter interesse pela política quando ela for tratada de modo simples, sem complicadores, justamente porque é através da política que resolvemos problemas práticos e reais da nossa sociedade.
O diferencial é ser diferente, é ser a novidade. A esperança de um povo que explora sua paixão para abrir discussões que tragam resultados práticos na melhora de nosso País. Nossas bandeiras políticas são a saúde, a educação, o esporte e o meio-ambiente, com apoio às organizações sociais na discussão democrática, sem exclusão de ninguém. Mas isso só é possível se não houver restrições de classes sociais, idade, ou quaisquer outras condições que desestimulem a participação na política, enfim queremos mudar a política para que ela seja feita realmente do povo, pelo povo e para o povo”.

Pela lei eleitoral, um partido precisa ter um ano de criação e registro em no mínimo nove Estados para poder participar do processo eleitoral. O número mínimo de assinaturas para a criação de uma sigla eleitoral é de 484.169.

Se depender do lastro de torcedores, o PNC vai chegar ao número necessário bem rápido, ainda que na teoria: de acordo com recente levantamento do Ibope, a torcida do Corinthians é a segunda maior do Brasil, com 27 milhões que integram o ‘bando de loucos’ alvinegros – atrás somente da torcida do Flamengo.

No Brasil há mais de 40 pedidos de formação de novos partidos. Há iniciativas dos mais diversos tipos, desde aquelas progressistas (Rede Sustentabilidade, Partido da Mulher Brasileira e Partido Ecológico) e até aqueles mais à direita (Partido Militar Brasileiro e Aliança Renovadora Nacional – Arena, esta uma recriação da sigla que apoiou os militares na ditadura).

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pedido de criação do Partido Nacional Corinthiano é protocolado no TSE

1 Comentário

  1. edson tadeu disse:

    eu acredito que vai ser rejeitado, porque esse nome corintiano vai levar outros times como partido flamnguista , partido sao paulino e por ai vai. isso pode gerar serios problems e vaopra la para defgender os interesses dos times lembrem-0se de Eurico Miranda e ouytros

Deixe o seu comentário