Viagem com germes: quais são as coisas mais sujas em um avião?

publicado no Hypescience

Não há melhor maneira de testar seu sistema imunológico do que fazer uma viagem aérea. Com tantos espaços fechados e correntes de ar recirculadas às vezes por muitas horas, aeroportos e aviões são lares queridos pelas bactérias.

A questão que fica, então, é quão sujos eles realmente são. Quais são as piores superfícies?

aviao-etiqueta1

O site Travelmath.com possui a resposta. Eles enviaram um microbiologista para recolher 26 amostras em cinco aeroportos dos EUA e quatro voos realizados por duas grandes companhias americanas, que não foram nomeadas.

A lista

Os resultados de laboratório mostraram os seis lugares mais contaminados nos aviões e aeroportos, que são:
Mesa retrátil do assento: 2.155 CFU/sq. in.
Botões do bebedouro: 1.240 CFU/sq. in.
Saídas de ar à cabeça: 285 CFU/sq. in.
Botões do lavatório: 265 CFU/sq. in.
Fivelas de cinto de segurança: 230 CFU/sq. in.
Fechaduras do banheiro: 70 CFU/sq. in.

Perdi a fome

As mesinhas testadas (aquelas bandejas que você pode travar no assento à frente) foram os lugares mais sujos dos voos, com uma média de 2.155 unidades formadoras de colônias (CFU, na sigla em inglês) por polegada quadrada (o “sq. in.”, que equivale a cerca de 6,45 centímetros quadrados).

“Uma vez que poderiam proporcionar transmissão de bactérias direto para a boca, o melhor a se fazer é eliminar qualquer contato direto da sua comida com a bandeja”, relatou o site Travelmath.

Esse pode ser o local mais contaminado do avião porque os funcionários da companhia aérea não têm muito tempo entre voos para realmente limpar adequadamente os assentos. Os banheiros, por outro lado, são limpos frequentemente.

Calma

Antes de cancelar seu próximo voo, no entanto, tenha em mente que bactérias existem em todos os lugares, não só em viagens aéreas, e, embora o relato do Travelmath não tenha especificado quais organismos foram encontrados, todas as 26 amostras foram negativas para a presença de coliformes fecais, tais como E. coli, que podem ser potencialmente infecciosos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Viagem com germes: quais são as coisas mais sujas em um avião?

Deixe o seu comentário