O trabalho te deixa doente? Veja 10 dicas para se sentir melhor

publicado no Estadão

Está ficando mais cansado do que de costume? Que tal mudar os hábitos no trabalho para se sentir melhor? Confira a seguir lista de 10 dicas elaborada pelo jornal The Guardian para ser saudável no trabalho.

1) Levante-se
Ficar sentado não é natural e faz mal para a saúde. Um estudo da Universidade de Leicester, na Inglaterra, concluiu que pessoas que permaneciam mais tempo sentadas tinham um aumento de 112% nas chances de desenvolver diabetes e 147% mais risco de ter doenças cardiovasculares. Se seu trabalho exige que você fique sentado, lembre-se de flexionar os tornozelos, apertar os quadris e exercitar os músculos da barriga.

2) Pegue um pouco de ar fresco
Quando for comer seu lanche da tarde, não o faça na sua mesa. Saia do prédio, mesmo que esteja chovendo. O ar fresco estimula os pulmões e a circulação sanguínea.

3) Use as escadas, não o elevador
Para quem trabalha em andares altos, isso pode ser um grande desafio, mas é um exercício que, além de queimar calorias, exercita as juntas. Com a prática frequente, vai ficando cada vez mais fácil

4) Descanse a vista
Ao trabalhar de frente para o computador, lembre-se de desviar o olhar da tela para o ponto mais distante possível. Essa mudança de foco funciona como um descanso. E não esqueça de piscar! Como piscamos menos quando estamos no computador, os olhos ficam ressecados e cansados.

5) Desligue o celular de noite
Ao deixar seu celular ligado, você será constantemente lembrado do trabalho que deveria estar fazendo, e isso acaba com o seu tempo de recuperação.

6) Durma
Como você dorme é vital para a sua saúde no trabalho. Até uma soneca curta pode fazer a diferença, então encontre um espaço no seu dia onde você possa descansar.

7) Seja mais ‘francês’
Os franceses valorizam o horário de almoço e às vezes levam mais de duas horas para isso. Comer mais devagar é melhor do que comer rápido e também é importante que sua refeição principal seja o almoço, não o jantar, pois há mais tempo para fazer a digestão.

8) Beba água
Cerca de 60% do nosso peso corporal corresponde a água e a falta dela leva a desidratação. Sabe aquela dor de cabeça que não vai embora por nada? Às vezes é falta d’água no organismo. Portanto, mantenha um copo ou uma garrafa na sua mesa e vá bebendo aos poucos.

9) Corte a cafeína
Café desidrata e pode afetar nosso sono. Se você é viciado em café, tente trocar para o descafeinado. Mas faça isso aos poucos, pois a mudança brusca pode causar dores de cabeça.

10) Faça tarefas para outras pessoas
Saúde também tem a ver com bem-estar e nós temos uma tendência a nos sentirmos melhores quando fazemos algo altruísta.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O trabalho te deixa doente? Veja 10 dicas para se sentir melhor

Deixe o seu comentário