5 hábitos alimentares que podem aumentar o risco de câncer

publicado na Exame

Manter uma alimentação equilibrada pode prevenir uma série de doenças, inclusive alguns tipos de cânceres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), alguns alimentos podem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar – claro – se consumidos regularmente e durante muito tempo.

Alimentos ricos em gorduras, frituras, maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas e muitos outros precisam ser sempre consumidos com moderação.

Segundo a nutricionista Patrícia Arraes, nutricionista da Clínica Oncomed, atualmente 30% dos fatores que podem causar câncer estão relacionados com a má alimentação.

“Trata-se do mesmo percentual do cigarro. A gente vê muita campanha contra o cigarro e nenhuma que defenda uma alimentação mais saudável e natural” afirma a especialista.

Para Patrícia, o ideal é que haja sempre o equilíbrio, com a ingestão de muitas frutas e fibra.

“A fibra, por exemplo, funciona como uma protetora do estômago e intestino”.

size_810_16_9_fast-foods

Embutidos e enlatados

De acordo com Patrícia, embutidos e enlatados possuem em sua formulação substâncias denominadas Nitritos, que quando estão em ambiente ácido, que é justamente o ambiente gástrico, são transformados em nitrosaminas – substância com potente ação carcinogênica e bastante relacionada com cânceres de estômago.

Alimentos ricos em gordura ou frituras

Alimentos gordurosos e, claro, frituras estão relacionados a eventuais cânceres femininos como o de mama, útero e ovário. Além disso, a ingestão destes alimentos de alta densidade calórica pode levar à obesidade.

“As células de gordura produzem pequenas quantidades de hormônios, em mulheres obesas, a quantidade de produção hormonal é ampliada e o a exposição hormonal dela se torna maior. Quanto maior este contato com o hormônio, maior a possibilidade de desenvolver a doença”, explica a nutricioniota.

Ainda segundo ela, também estão relacionados eventualmente a cânceres de cólon, pois a presença de grande carga de gordura no intestino acidifica o meio e lesiona células desta região.

Defumados e churrascos

Também relacionados com cânceres de estômagos estão os alimentos defumados e o churrasco.

A nutricionista explica que tais alimentos são impregnados com alcatrão, mesma substância encontrada no tabaco, que possui relação potencial cancerígeno.

Alimentos conservados em sal

Se o sal por um lado preserva alguns tipos de alimentos, por outro ele pode fazer mal à saúde.

De acordo com Patrícia, carnes em conservadas em sal, por exemplo, causam danos à mucosa gástrica.

Grãos e cereais

De acordo com Patrícia, alimentos como amendoins e farinhas mal conservadas podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus Flavus – substância que pode aumentar o risco de câncer.

“Esses tipos de alimentos têm relação com o desenvolvimento de cânceres de fígado”, diz a especialista

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 hábitos alimentares que podem aumentar o risco de câncer

1 Comentário

  1. edson tadeu disse:

    AS FRUTAS ainda va la porque acreditio que nao se gastam pesticidas com elas. mais as hortaliças como alface couve, repolho, e tambem feijao arroz que sao infestados de pesticidas muitas vezes voce pensa que esta comendo saúde e esta se envenenando. Tomando-se o cuidado de muitos antes de se preparar alface couve ou repolho e ate o feijao deixando em banho maria com um pouco de agua sanitaria se diminui os riscos da pessoa contrair umn cancer por causa dos pesticidas mais nao sei ou nao vi algum estudo que diga que eles sao eliminados totalmente.

Deixe o seu comentário