O mundo a partir da visão biônica: você já imaginou como é enxergar com olhos biônicos

publicado no Awebic

O implante de olho biônico tornou-se uma realidade há pouco tempo e já tem transformado a vida de algumas pessoas que sem ele estariam atualmente com a visão extremamente comprometida e até mesmo perdida.

Um exemplo de quem já teve sua vida transformada por meio desta tecnologia é Ray Flynn’s, um simpático senhor britânico de 80 anos que recebeu o implante este ano, na Inglaterra.

gopego_bio3

O presente é preto e branco

No entanto, a promessa de uma visão hipermelhorada ainda está sendo concebida como realidade. Por enquanto, o sistema da prótese de retina apenas substitui os fotorreceptores que são perdidos em função de doenças oculares, como a renite pigmentosa, evitando que o paciente perca a visão por completo.Visão de super-herói?

Tudo indica que, tendo agora uma perspectiva (que você verá no vídeo abaixo) sobre como a visão recebe a luz externa, será possível melhorar ainda mais as próteses, colocando no mercado algo tão futurístico quanto se poderia imaginar à época do Super Homem!

Pesquisadores da Universidade de Washington querem criar uma simulação que corresponda ainda mais fielmente à realidade de quem, assim como o senhor Ray, já possui o olhar biônico, pois segundo eles o modelo abaixo ainda está “inadequado”.

No vídeo abaixo, temos uma prévia de três percepções diferentes: a real, a biônica e a biônica alterada com engenharia genética. Veja:

Na simulação do meio, as próteses elétricas estimulam as células restantes com corrente elétrica, como um implante. No entanto, essas células não são estimuladas da mesma maneira que os fotorreceptores naturais o fariam. Isso faz com que a imagem fique distorcida e estriada.

Já a segunda simulação é de optogenética, ou seja, é utilizada a bioengenharia para que os fotorreceptores “artificiais” tornem-se sensíveis à luz. No entanto, eles ainda são muito lentos em relação aos originais, o que faz com que objetos em movimento rápido pareçam desaparecer.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O mundo a partir da visão biônica: você já imaginou como é enxergar com olhos biônicos

Deixe o seu comentário