Golpe envolvendo programa de Xuxa expõe centenas de celulares no Facebook

Quase idênticas, páginas oficial (acima) e falsa (abaixo) se diferenciam pelo ícone azul ao lado do título - detalhe abre brecha para falsários, que já recolheram centenas de números de telefone de fãs da apresentadora

Quase idênticas, páginas oficial (acima) e falsa (abaixo) se diferenciam pelo ícone azul ao lado do título – detalhe abre brecha para falsários, que já recolheram centenas de números de telefone de fãs da apresentadora

Publicado na BBC Brasil

Entre segunda à noite e terça-feira, centenas de pessoas divulgaram seus números de telefone no Facebook, após um pedido na página Xuxa Oficial: “Galera, deixa o número de vocês! Vou ligar”.

O post acabou desaparecendo da página, mas perfis não oficiais do programa de televisão da apresentadora lançaram apelos parecidos, enganando multidões de fãs no afã de falar com Xuxa e concorrer a prêmios de até R$ 2 mil prometidos pelo programa.

O caso não é único. Nas redes sociais, é comum encontrar supostas páginas de artistas e empresas pedem que seguidores informem telefones para sorteios e promoções – os convites, sempre sedutores, encobertam golpes eletrônicos comuns (veja lista abaixo).

150923133810_face_624x351__nocredit

Quase idênticas, páginas oficiais e falsas se diferenciam apenas por um pequeno ícone azul ao lado do título. Discreto, este símbolo foi criado pelo Facebook para ajudar internautas a conferirem a autenticidade de páginas de artistas e empresas.

Procurada pela reportagem, a produção de Xuxa na TV Record disse que não comentaria o caso.

Mas, afinal, é seguro mostrar telefones pessoais em páginas públicas – mesmo que oficiais – nas redes sociais?

Para especialistas em segurança online, a resposta é não, já que o perigo não está necessariamente nas intenções de quem pede seus dados, mas nos milhões de pessoas que poderão vê-los em caixas de comentários e usá-los para o bem ou para o mal.

“O Facebook facilita a vida do criminoso”, diz o chileno Ariel Torres, executivo da empresa de antivírus F. Secure. “Dependendo das configurações de segurança, qualquer um pode acessar detalhes sobre sua vida pessoal, afetiva, financeira e profissional e fazer o que bem entender com isso.”

A seguir, a BBC Brasil lista os golpes mais comuns envolvendo números de celulares nas redes sociais.

‘Sequestro’ virtual

Não sabe por que raios você ou alguém próximo recebeu o telefonema de um suposto sequestrador, que informa o nome e a idade de seus filhos, além do lugar onde eles estudam, exigindo dinheiro em troca da “liberdade” deles?

É provável que os criminosos tenham encontrado todas estas informações em seu perfil no Facebook.

Por isso, além de evitar que outras pessoas vejam seus telefones, pense duas (ou três vezes) antes de indicar publicamente quem são seus filhos, pais e outros parentes em seu perfil na rede social.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Golpe envolvendo programa de Xuxa expõe centenas de celulares no Facebook

Deixe o seu comentário