Golpe no Instagram mira usuários que postam fotos com hashtags populares

Publicado no Diário do Nordeste

Os usuários acostumados a postar fotos com hashtags populares são os alvos preferidos dos cybercriminosos, que oferecem seguidores gratuitos. Se o usuário clica no link encontrado nessas contas falsas, eles são redirecionados para um site que se parece com uma página verdadeira do Instagram, no entanto, a página está hospedada em outro site.

Durante a investigação, a Symantec descobriu mais de 40 contas ativas que oferecem seguidores gratuitos, a maioria com links que levam a sites de phishing e alguns que levam a um site que oferece gratuitamente seguidores e curtidas. Em última análise, os internautas são direcionados a um esquema de pesquisa, que é apoiado por um programa de afiliados.

Esse site especialmente, chamado “Seguidores Now”, pergunta o número de curtidas e de seguidores que o usuário quer, mas antes de entregar, ele solicita que seja respondida uma pesquisa. Essa é a forma de convencer o usuário a preencher um formulário ou instalar um aplicativo em seu celular antes de receber o “prêmio”, que nunca será entregue.

A Symantec compartilha algumas dicas de segurança para este golpe:

– Não clique em links suspeitos;

– Utilize as configurações de privacidade para garantir quem visualiza a sua conta/perfil nas redes sociais;

– Instale um software de segurança.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Golpe no Instagram mira usuários que postam fotos com hashtags populares

1 Comentário

Deixe o seu comentário