Cartão do ‘Dia da Secretária’ enviado de órgão público cria polêmica em SC

Sindicato publicou nota de repúdio por mensagem enviada a secretárias (foto: Reprodução/Facebook)

Sindicato publicou nota de repúdio por mensagem enviada
a secretárias (foto: Reprodução/Facebook)

Publicado no G1

Uma mensagem enviada por e-mail para funcionárias da Secretaria de Educação de Florianópolis na quarta-feira (30), no Dia da Secretária, causou polêmica. O cartão virtual foi interpretado pelas destinatárias como ofensivo, pela imagem de uma mulher agachada, de pernas entreabertas, com um envelope na boca e papéis na mão. O remetente era a Diretoria do Observatório da Educação, seção da própria secretaria.

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) publicou uma nota de repúdio sobre o caso nas redes sociais. “Recebemos a denúncia de secretárias e decidimos expor publicamente o nosso repúdio. É inadmissível uma imagem machista como essa”, disse o presidente do Sintrasem, Alex Santos.

O cartão, criado em uma página virtual, tinha a mensagem: “Hoje é dia da secretária. É claro que lembramos de você! Uma pessoa competente, dedicada, eficiente e acima de tudo importante para nós”. Para a sindicato, o texto é irônico, no contexto da imagem. A assinatura do e-mail dizia: “São os votos da equipe da Diretoria do Observatório da Educação”.

De acordo com a prefeitura, o cartão foi enviado por uma servidora do diretório “sem qualquer autorização do secretário nem tampouco do gabinete do prefeito”. A Secretaria de Comunicação da prefeitura classificou a mensagem como “absolutamente infeliz na forma e no conteúdo” e “uma demonstração de desrespeito e machismo”.

Segundo a prefeitura, a funcionária terá que prestar explicações na Secretaria de Educação de Florianópolis. Uma sindicância foi aberta para apurar o caso. O sindicato classificou a mensagem como assédio moral, mas não confirmou se vai tomar alguma medida jurídica a respeito.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cartão do ‘Dia da Secretária’ enviado de órgão público cria polêmica em SC

Deixe o seu comentário