9 frases que pessoas espertas nunca dizem numa conversa

publicado no iVie

Quem nunca disse algo que as pessoas interpretaram de um forma muito diferente do que pensávamos? Comentários ingênuos e aparentemente benignos podem ser catastróficos, e o tiro pode sair pela culatra.
Deslizes verbais ocorrem frequentemente porque dizemos as coisas sem o conhecimento das implicações sutis que elas carregam. Entender essas consequências requer consciência social e sensibilidade para captar as emoções e experiências dos outros.

A empresa TalentSmart testou a inteligência emocional de mais de um milhão de pessoas e descobriu que a consciência social é uma habilidade em falta. A falta dela ocorre porque estamos tão focados no que vamos dizer – e como o que dizem nos afeta – que perdemos completamente a visão das outras pessoas.

E isso é um problema, porque as pessoas são complicadas. O bom é que alguns ajustes simples na consciência podem melhorar muito nossas relações.

Big idea. Happy smart girl with glasses and solution lightbulb above head. Solving a problem creative idea concept

Big idea. Happy smart girl with glasses and solution lightbulb above head. Solving a problem creative idea concept

Existem algumas frases que as pessoas emocionalmente inteligentes evitam em uma conversa. As que estão a seguir são as piores entre as mais comuns. Evite-as a todo custo.

1. “Você parece cansado”

Pessoas cansadas têm aparência desagradável, olhos caídos, cabelo bagunçado e dificuldade de concentração – e normalmente são ranzinzas. Dizer a alguém que ele parece cansado implica todos os itens acima e outros mais.
Em vez disso, diga apenas: “Está tudo bem?”

As pessoas perguntam se a pessoa está cansada porque querem ser úteis (querem saber se a outra pessoa está bem, em vez de assumir que parece mal. Na verdade, basta perguntar. Assim, a outra pessoa nota que você está preocupado.

2. ‘Uau, como você emagreceu!”

Mais uma vez um comentário bem-intencionado – neste caso um elogio – cria a impressão de que você está sendo crítico. Dizer a alguém que ela perdeu muito peso sugere que estava muito gorda e/ou pouco atraente. Em vez disso, diga algo como: “Você está muito bonita.” É um reparo fácil. Em vez de comparar, apenas faça o elogio.
3. “Você era bom demais para ela”

Quando alguém se separa de outra pessoa, seja no campo pessoal ou profissional, este comentário implica que a pessoas tinham mau gosto e que haviam feito uma má escolha.

Em vez disso, diga: “Grande perda”! Isso dá o mesmo apoio sem qualquer crítica implícita.

4. “Você sempre …” ou “Você nunca …”

Ninguém sempre ou nunca faz nada. As pessoas não veem a si mesmas como unidimensionais, então você não deve tentar defini-las como tal. Estas frases colocam as pessoas na defensiva e elas se fecham para a sua mensagem, o que é uma coisa muito ruim porque você provavelmente usa essas frases quando tem algo importante para conversar.

Em vez disso, basta apontar objetivamente para o que a outra pessoa fez, se isso é um problema para você. Atenha-se aos fatos. Se a frequência do comportamento é um problema, você sempre pode dizer: “Parece que você faz isso muitas vezes.” Ou “Você faz isso com frequência, já notei.”

5. “Você está ótima para a sua idade”

Usar “para a sua” como um qualificador sempre parece condescendente e rude. Ninguém quer ser inteligente para um atleta ou em boa forma em relação a outras pessoas que estão à beira da morte. Diga apenas: “Você está ótima.” Elogios genuínos não precisam de eliminatórias.

6. “Como eu vinha dizendo… ‘

Todos esquecem alguma coisa de vez em quando. Esta frase soa como se você estivesse insultado por ter que repetir a mesma coisa, o que é bem chato para o destinatário (alguém que está genuinamente interessado em ouvir sua opinião). Ficar insultado por ter que repetir algo sugere ainda você é inseguro ou que você se acha melhor que ele.

Em vez disso, quando tiver que repetir algo, tente transmitir a mensagem de uma forma mais clara e mais interessante. Assim eles poderão se lembrar do que você disse.

7. ‘Boa sorte’

Este é sutil. Certamente não é o fim do mundo se você desejar a alguém boa sorte, mas você pode fazer melhor, porque esta frase implica que eles precisam de sorte para ter sucesso.

Em vez disso, tente algo como: “Você sabe o que deve fazer.” Isto é melhor do que desejar-lhe sorte, porque sugere que a pessoa tem as habilidades necessárias para ter sucesso e dá um enorme impulso de confiança. Você vai se destacar de todos os outros que simplesmente desejam boa sorte.

8. “Depende de você’ ou “O que você quiser”

Você pode ser indiferente à questão, mas a sua opinião é importante para a pessoa que a solicita (ou então ela nem teria lhe pedido).

Em vez disso, diga: “Eu não tenho uma opinião formada a esse respeito, mas algumas coisas a considerar são …” Quando você oferece uma opinião (mesmo sem escolher um lado), isso mostra que você se preocupa com a pessoa que a pede.

9. “Bem, pelo menos eu nunca fiz o que você fez”

Esta frase é uma maneira agressiva de desviar a atenção de seu erro para um erro do outro, provavelmente irrelevante (e que você deveria ter perdoado).

Em vez disso, tente: “Sinto muito.” Admitir o erro é a melhor maneira de trazer a discussão para um campo mais racional, para um lugar mais calmo em que que você possa resolver as coisas. Admitir a culpa é uma forma incrível de impedir a recorrência do erro.

Nas conversas diárias, são as pequenas coisas que fazem toda a diferença. Consulte as sugestões apresentadas acima, e você vai se surpreender com a resposta positiva que receberá. As informações são do Entrepreneur.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 9 frases que pessoas espertas nunca dizem numa conversa

1 Comentário

Deixe o seu comentário